sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Luta diária, Facebook e desânimo

Quem acompanha meu Twitter conhece os meus ideais e as causas pelas quais eu luto. Poucos amigos meus tem Twitter, e mais poucos ainda concordam com os meus valores. Esses amigos já notaram que eu tenho entrado bem menos no Facebook, e vivem questionando por quê eu "tô sumida" (sim, chegamos à época em que não ter Facebook torna a pessoa um eremita).Quem me segue no Twitter, sendo ou não sendo amigo, provavelmente entende o porquê de eu estar tão de bode com a rede social mais famosa do mundo.

O caso é que desanimei. Eu sou feminista, sou militante, sou contra o racismo, sou a favor da liberdade, do casamento gay, da legalização da maconha, da legalização do aborto, e qualquer pessoa que me conheça e tenha uma visão mais prática e menos hipócrita da vida sabe quais são os motivos. Quanto mais eu estudo essas causas, mais apaixonada por elas eu fico, e mais vontade eu tenho de compartilhar tudo isso. Em contrapartida, as pessoas mais próximas a mim parecem se tornar cada vez mais conservadoras, mais intolerantes. E ver pessoas que você ama agindo com tão pouca empatia dói demais, gente. Dói a ponto de fazer desanimar, e desistir de abrir a cabeça alheia. Tem gente que nasceu pra viver fechada em seu mundinho, e vai ser assim até morrer.



O Facebook virou a casa dos reaças. Se você duvida disso, compartilhe alguma imagem dizendo ser a favor da legalização do aborto, por exemplo. O fato de ser a favor não quer dizer que a pessoa tenha feito ou pretenda fazer um (eu mesma não faria de jeito nenhum), mas sim que você tem uma visão clara o suficiente pra enxergar que chamar os pró-legalização de assassinos NÃO vai salvar os fetos. Aborto não é a coisa divertida que muita gente pensa que é. Ninguém deixa de se cuidar pensando que "depois é só fazer um aborto". E no Brasil, apesar de ser crime, continua sendo feito, todos os dias. E a criminalização se torna não uma forma de impedir que bebês sejam mortos e/ou punir "vadias assassinas", mas sim uma divisão de classes. As que têm condições de bancar um procedimento seguro viajam, fazem e nada acontece. As pobres e desesperadas, que se furam com cabides, morrem. Morrem, porque se forem a um hospital quando a hemorragia começar, correm o risco de serem presas. Ou seja, a criminalização do aborto é burra, estúpida, porque além de não impedir as mortes dos fetos, só pune as mulheres humildes - as ricas tocam a vida, e ninguém fica sabendo. But, voltando ao assunto do Facebook: Posta uma imagem se dizendo a favor da legalização do aborto, e vai sair gente até do inferno pra te chamar de vadia, vagabunda, assassina, te desejando uma morte dolorosa e te mandando "fechar as pernas", como se fazer sexo fosse a pior coisa que você pudesse fazer (e explica pra eles que você não fez e nunca fará um aborto: não adianta. "Sua puta abortista!", eles dizem). Não adianta dar todos os argumentos para ser a favor que eu citei acima. Se você é a favor da legalização do aborto, é assassino(a) de criancinhas. E os conservadores não vão te deixar em paz. Mesmo que sejam seus amigos e/ou familiares. Mesmo que você respire fundo e fique quieta cada vez que eles soltam uma piadinha machista e misógina, justamente para não brigar com quem você gosta. Eles estão tão enraizados em sua própria toca, que não admitem de jeito nenhum que essa toca pode estar contaminada.

A poucos dias também comentei no Twitter a questão da religião. Gente que é contra o casamento gay porque "está na Bíblia que Deus não permite"(!). Ok, você é religioso, e Deus não permite. Beleza, então não se case com alguém do mesmo sexo, e ganhe seu paraíso. Mas e os ateus? E os agnósticos? E os que acreditam em Deus, mas não acreditam que ele seja esse reaça intolerante que a Igreja vende? Se eles forem homossexuais, não podem se casar com quem amam porque o SEU Deus não permite? Oi? Essas pessoas pagam os mesmos impostos que você paga, não pagam? (A não ser que você seja um líder religioso. Se você for, sua igreja tem o privilégio de não pagar. Pois é). Se o gay paga os mesmos impostos que eu, por que ele não pode ter os mesmos direitos que eu?

E ainda tem os que falam da "Heterofobia" e da "Ditadura Gay". Quando ouço/leio isso, não sei se dou risada, choro ou vomito. Cara, algum gay já te bateu com um porrete, dizendo que você tem que "virar gay"? Algum gay já te falou que casamento hétero é um absurdo e deve ser crime? Algum gay já disse que você não pode ter filhos, porque pode passar sua "heterozisse" (oi, palavra inventada) pra eles? Algum gay já te disse que você beijar seu companheiro(a) (um beijo, um ato de AMOR) o deixa ofendido? Algum hétero já foi morto por uma gangue de gays, e teve seu corpo deixado com um bilhete na boca, escrito "vamos exterminar essa praga"? Bom, ISSO é violência, ISSO é ditadura, ISSO é fobia. E, olhem que coisa, é isso que os héteros fazem com os gays, e não o contrário. Mas poste um texto explicando tudo isso lá no Facebook, e vai chover gente falando de Deus (e foda-se se você é ateu ou bruxo), dizendo que ser gay virou moda, vai acabar com a família e exterminar a raça humana (!!!). Mais uma vez, não interessa se você ignora as piadinhas homofóbicas que eles postam, para evitar brigas e mágoas. Você pensa diferente, então os reaças e conservadores (redundância) não vão te deixar em paz.

Sim, gente, é por isso que só posto opiniões no Twitter e no blog, e mesmo aqui sei que corro o risco de perder seguidores, ao expor essas opiniões. Mas ao menos aqui é o meu espaço, é onde eu posso desabafar sem correr o risco de transformar em um viral e vir gente até de onde o ninja perdeu o hitaiate pra me xingar. É o blog que pode me trazer discussões construtivas, e não um monte de gente me tacando pedra por ser feminista, apesar de nunca ter se dado ao trabalho de estudar o que é realmente o Feminismo. Já que o Facebook virou uma casa de reaças em que qualquer opinião divergente te faz ser enforcada em praça pública, lá virou o meu lugar de postar só fotos de festas e de animais fofinhos, já que o brasileiro só gosta de coisas bonitinhas, só ama a Deus, é 100% honesto o tempo todo, não tem pensamentos impuros e nunca aconselhou a amiga com suspeita de gravidez a tomar chá de canela, e por isso tem todo o direito de chamar os pró-legalização do aborto de "Assassinos". Se o Facebook é o lugar de toda essa gente boazinha, vou ficar no Twitter e na blogosfera, que é o lugar dos que são maus, mas não mentem.

6 comentários:

  1. Excelente texto, eu também me cansei do facebook, tanto é que exclui o meu há uns três meses, são tantas discussões sem sentido, uma competição boba de likes, de quem é o cara da zoeira, de como você disse das pessoas que chamam algumas mulheres de puta por tabela, que ofendem os gays, que amam deus e os famosos ateus da internet.
    Ninguém liga para um post relevante, mas, sim atualização de status sobre a forma como você esta se sentindo.
    http://artedebalthazar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito, Yasmim!
      Ninguém liga para um post relevante, só se for pra jogar pedras. É um tanto de gente querendo chamar atenção, usando o troço como se fosse um confessionário, e cagando regra na vida dos outros com a velha desculpa do "é minha opinião". Affs...
      Eu mantenho o meu porque me acostumei com ele e o uso pra conversar com muita gente, de vez em quando posto algo, mas ando enjoada a um ponto que entro com o bate-papo desativado e só ativo de vez em quando. Também mantenho por causa dos grupos de blogueiras, que são legais pra divulgação e pra conhecer blogs novos. Mas minha timeline anda paradinha, justamente porque "não posso" mostrar lá o que eu realmente penso. Ou melhor, eu posso, mas cansei de discutir, cansei de gente me atazanando no bate-papo, não tenho mais ânimo pra lidar com ignorantes. Não sei mais brincar, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

      Beijinhos. :*

      Excluir
  2. Ótimo texto, parabéns!
    No facebook é muito complicado, eu ainda tenho o meu por conta da fanpage do blog e divulgação, mas já deixei de participar de muitos grupos por esses motivos! Cansa viu?!

    Beijos
    Enfim, resolvido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É cansativo mesmo, Laise. Chega um ponto em que tudo que você posta vira quase uma guerra civil (tá, exagerei), e cada vez que você compartilha alguma coisa já fica esperando o bombardeio. Para mim, que sou de boa e evito tretas desnecessárias, isso enche demais o saco.

      Beijinhos. :*

      Excluir
  3. Oiee!!! Olha, eu já fiquei alguns vários meses com a minha conta desativada, por falta de motivação para permanecer no Facebook também. Além de todas essas questões que você apontou, outra coisa que me irrita profundamente são as pessoas "felizes" — sim, pessoas que publicam 20 fotos por dia, da vidinha maravilhosa que "têm". Sério, isso me irrita profundamente. Talvez por inveja também, para também pela falta de bom senso de alguns, além da hipocrisia. Detesto gente que não demonstra infelicidade. Sei lá. E tem aqueles que gostam de postar criticas sobre as coisas o tempo todo. Tipo, tudo bem você comentar no post de alguém a sua opinião, mas tem gente que simplesmente quer "causar" ou mostrar que tem opinião, e fica postando noticia ruim o tempo todo. Porra, o facebook já ta virando site de noticias! não parece mais uma rede social. >_< isso tudo me causava depressão, sabe?! É triste ter que conhecer as pessoas dessa forma, por que são pessoas que você conhece, e estimava... É muito triste. Só voltei porque tenho conhecidos queridos ali que não vejo há muitos anos, e mantenho algum contato através do face. Mas também já não entro com tanta frequência. Sem falar que, pelo menos, agora dá pra bloquear as postagens dos chatos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe, você tocou em um ponto que eu não mencionei no texto, mas também me irrita profundamente: a turma da felicidade, aueuahuehuaea. Sabe, é tipo aqueles casais de namorados que passam o tempo todo "se lambendo", postando fotos e depoimentos apaixonados um pro outro: deveriam fazer um estudo sobre isso, porque todos (sem exceção) os casais assim que eu já vi, são os que mais quebram o pau quando estão offline! É uma clara tentativa de provar que é feliz, e, minha amiga, quem faz isso quer mostrar aos outros que é feliz, mas acho que na verdade está é tentando provar isso a si mesmo (falou a psicóloga, auheuaheua). E as metralhadoras de críticas, concordo com você: Dar uma opinião sobre uma coisa é normal e saudável, mas a criatura bombardear os posts dos outros o tempo todo chega a ser insano. Pra que tanto sensacionalismo, por que gostam tanto de desgraça? Fico sem saber se essas pessoas estão deprimidas, estão (de novo) tentando provar algo, ou se são filhos perdidos do Datena.

      Beijinhos. :*

      Excluir