terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Existência Cruel


Você, leitor, já parou pra pensar na estupidez que é a vida?
Nos últimos tempos eu andava tendo pensamentos desse tipo, e algo que aconteceu recentemente me fez ter ainda mais certeza de que a vida é uma coisa estúpida e injusta.



Imagine a situação: Uma mulher que perdeu a mãe muito cedo e, juntamente ao irmão mais velho e ao pai, ajudou a criar seus outros três irmãos mais novos. Ela começou a trabalhar jovem, para ajudá-los - a família era humilde - e durante toda a sua vida ela se dedicou à sua família. E, além disso tudo, ela sempre foi uma pessoa boa. Se você não tivesse o que vestir, ela tirava a própria roupa e lhe dava. Se você não tivesse o que comer, ela lhe dava do próprio prato. Tinha defeitos, como qualquer pessoa. Mas ela sempre foi forte. Sempre teve a força de quem desde a infância mata dois leões por dia.

Ela aproveitou a vida a seu modo, trabalhando e cuidando dos irmãos, mas sem deixar seus amigos de lado. Casou-se aos 38 anos e foi a noiva mais linda já vista. Decepcionou-se ao saber que não poderia ter filhos. Mas ela é bem mais do que isso. Seu coração foi grande e nobre o suficiente para adotar uma recém-nascida linda. E três anos depois, ao saber que a mãe biológica dessa menina havia engravidado novamente, adotou esse outro bebê também - um menino lindo. Esse menino veio com problemas de saúde, e vivia assustando seus pais. Mas essa mãe segurou isso. Cumpriu com maestria sua missão de educar suas crianças. Por mais que eles a enlouquecesserm às vezes. Por mais que dormisse praticamente sentada, cuidando de seu menino doente. Por mais que trabalhasse feitou moura, para sustentá-los. E, mesmo com as dificuldades, ela mantinha um sorriso no rosto. Cuidava não só de seus filhos, mas também das duas sobrinhas pequenas, filhas de suas irmãs mais novas.

E com o tempo tudo foi melhorando. Ela estava prestes a se aposentar. Estava reformando sua casa. Seu filho está praticamente curado de sua doença. Sua filha está crescendo. Mas como sempre, a vida mostrou sua estupidez da pior forma possível.

E em uma quarta-feira de sol, ao sair do prédio onde ela trabalhava, ela deixou esse Mundo, sem ao menos se dar conta do que estava acontecendo.

É esse tipo de coisa que acontece, quando um babaca é imprudente. E assim mais pessoas são atingidas por caminhonetes deslizando em ladeiras, motocicletas desgovernadas, carros com motoristas alcoolizados, e tantas outras variações. E quando uma pessoa morre, não é apenas uma vida se acabando. São duas crianças tendo a mãe arrancada de si. É um marido sozinho e desesperado. São sobrinhos chorando aos gritos por terem perdido alguém que os amava feito filhos. São três irmãos perdendo mais um pedaço deles. É um pai enterrando o segundo filho em um intervalo de três anos. São primos sofrendo uma perda dolorosa. São amigos perdendo alguém especial. É uma família inteira desmembrada e em estado de choque.

Steve Jobs certa vez disse: "A morte é a maior invenção da vida." Se me permitem a ousadia, farei minha própria versão dessa frase: A morte é a maior idiotice, a maior injustiça da vida. Sei que ela deve acontecer, e acontece de uma forma ou de outra. Mas nessas circunstâncias, é pra desatinar até o mais frio dos seres humanos. Mas se Deus existe, há de dar paz e consolo a essa Alma, que nos deixou cedo demais, e de forma errada demais.








(Texto em homenagem a minha Tia, Maria Jeruza Amaral Jung, falecida no dia 28/11/2012, aos 51 anos, vítima de atropelamento em POA. Descanse em paz, Tia. E de onde estiver, saiba que nada no mundo irá retribuir tudo o que você fez por nós).

6 comentários:

  1. É difícil aceitar que todos temos um tempo determinado nessa terra, e mais ainda, quando se trata de pessoas que amamos e que muitas vezes parecem imortais para nós... mas na verdade são como nós meros seres humanos com uma missão de fazer o possível para deixar nossa marca no mundo. Confesso que fiquei muito triste com o que aconteceu Lety, (e minha família também), sei exatamente o que você está sentido, perdi a minha avó a pouco menos de um mês, e eu sempre falava para minha mãe que "quando uma pessoas estava doente e vinha a falecer, era um pouco mais reconfortante do que as perdiam alguém em acidente", mas na realidade a dor é a mesma, a verdade é que nunca estamos prontos... eu ainda não acredito no que aconteceu!! Gostaria de dizer que sinto muito, sua tia era uma pessoas muito querida... sei que não existe palavras para confortar a perda de alguém, mas que sua familia fique forte e consiga continuar, e que sua Tia descanse em paz!! Waah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Waah.
      Obrigada pela força, entendo o que você quer dizer. Quando o meu Tio (o irmão mais velho de todos eles) faleceu há três anos atrás, ele estava doente e provavelmente ficaria com sequelas se sobrevivesse - ou seja, seria apenas sofrimento pra ele -, e mesmo assim foi difícil aceitar. Mas, por mais que doa, sinto que os dois cumpriram a missão que tinham. O que me consola é que ela não sentiu nada, morreu na hora e não sofreu. E quanto à família, será forte pra terminar de criar os dois lindos tesouros que ela nos deixou. :)

      Super beijo, e força pra sua família também.

      Excluir
  2. Oi Lety!
    Como vc tá? Tudo bem?
    Nossa sinto muito mesmo por essa perda...e de fato, concordo contigo que a nossa vida, a nossa realidade é injusta e imprevisível. O que me revolta é que pessoas imprudentes e inúteis no mundo cometem atos errados, levam embora a vida de pessoas de bem, destruindo as pessoas que gostam dessa pessoa, e saem impunes.
    Acho que há uma certa injustiça divina nesse ponto mas ás vezes penso que certas coisas quando acontecem, acontecem e ´inevitável ou talvez era preciso pois talvez, já cumpriram o que vieram fazer aqui.
    Garota, nem me fale..eu estou numa correria sem fim. E quando pensei que ia abrandar algumas coisas, vem bomba e mais e mais trabalho @_@ Assim não dá...não to ganhando pra tanto ahshasahshahsas. Sem falar que junta o emocional, as coisas acontecendo á todo momento...a gente fica meio louco mesmo. Mas o que anda matando é a correria do dia á dia..com relação ao lado emocional nos momentos difíceis sempre tive pessoas ao meu lado, algumas nem sabem que estavam me ajudando rs.
    E o que resta á nós é continuar seguindo pelos altos e baixos da vida.
    Sobre Crepúsculo....ahsahsahs bom eu nunca vou gostar daquilo rs. Vi o novo vídeo do Felipe Neto zoando o último filme..cara, vc ri muito! Recomendo! Ele fala exatamente o que eu penso rs.
    As Cronicas Vampirescas de Anne Rice são muito boas. Os vampiros dela são tão..humanos! E os pensamentos deles são exatamente como o das pessoas...contraditórios e egoístas rs.
    ahsahsahsah nossa mãe! Jamais que teria gosto por funkkeiros, pára...sai desse corpo que não te pertecne ahshashas. Eu tenho muito bom gosto u.u No meu face eu já postei o tipo preferencial ahshashashashas. E até comentei contigo.
    Eu costumo dizer que um dos meus sonhos de make é fazer em mim a usada no filme Cisne Negro. Aquilo é fora de série *.*
    bjs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tsu!
      Tô indo, menina, tô um pouco melhor. A gente tem que continuar querendo ou não, né? :/ Agora as coisas estão um pouco mais calmas.
      Concordo com isso que você escreveu, sabe? A gente pensa na situação, na imprudência, mas não adianta... Acho que acontece porque tem que acontecer. E ao menos ela não sofreu, porque "partiu" na hora.

      Também tô numa correira só aqui, que loucura! O bom é que trabalho com vendas, e dependendo do resultado, posso ganhar vários dias de folga, na semana do Reveillón! E quanto a Crepúsculo, também dou muita risada com os vídeos do Felipe Neto, Kkkkkk. Nunca fui aquela fã chata, do tipo que não aceita as críticas, sabe? Eu dou risada junto, kkkkk.

      Quero ver se acho mais uma promoção boa da Anne Rice. :)

      E agora fiquei ainda mais curiosa com o "tipo de cara". Acho que vou stalkear seu Face, asuausahushausuua!

      Beijokas. ;)

      Excluir
  3. Que triste... fiquei aqui pensando que a morte é inevitavel, quando chega a hora, não importa onde vc está ou com quem está.
    É dificil pensar assim, eu perdi meu pai muito nova, morreu por causa da bebida, mas ele era um ser humano incrivel, sua tia com certeza está em um lugar em paz, é dificil demais perder alguém que amamos e que só nos fez bem.
    Eu não consigo dizer mais nada pra vc Léty...
    o que dizer nessas horas?
    Muita força, paz e luz a todos da sua família, que vc possa encontrar conforto nos momentos bons com ela.
    Beijos no seu coração.

    www.artesdosanjos.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, Jane!
    Obrigada pela força. Foi bem difícil, mas aos poucos as coisas se acalmam, vão se ajeitando... E a vida tem que seguir, de um jeito ou de outro. Com certeza ela está em um lugar melhor. :)

    Obrigada pela visita. Beijos. :*

    ResponderExcluir