sábado, 16 de maio de 2015

Livro: Garota Exemplar

Oi, gente bonita! :D

Além das muitas coisas legais que estão acontecendo na minha vida, consegui me organizar melhor, e estou conseguindo não só escrever minha próxima fic (aeeeeeee!), como voltei a ler bastante, do jeito que eu gosto - não saio da biblioteca, hahahaha.

Um dos livros que escolhi e devorei em uma semana foi Garota Exemplar, da Gillian Flynn. Esse livro me surpreendeu pacas, me fez "cair os butiá do bolso", então resolvi escrever um pouco sobre ele:

[ALERTA PARA SPOILERS]Nick Dunne está completando 5 anos de casamento, mas não está muito empolgado com isso. Sua relação com a esposa Amy não anda lá muito boa, e além da recessão ter feito com que os dois perdessem seus empregos, eles tiveram de se mudar para o Missouri para cuidar de sua mãe com câncer (que já era falecida nesse início da história), e seu pai com Alzzeimer vive fugindo da casa de repouso. Vivendo do bar que toca ao lado da irmã gêmea Margo, Nick é um homem frustrado e com um casamento infeliz, mas tudo piora quando sua esposa desaparece, justamente no dia do aniversário de casamento. A linda Amy é filha dos autores da série de livros "Amy Exemplar", uma mulher perfeccionista, exigente e metódica, e seu desaparecimento rapidamente atrai a atenção da mídia. A cada nova suposta pista, Nick fica cada vez mais enredado e tudo leva crer que ele é culpado, nessa história instigante e intensa ao extremo.



Esse livro derrubou todos os meus forninhos. Sabe quando uma história mexe com você a ponto de te deixar com cara de besta, em determinado momento? Pois é. O ponto de vista é o tempo todo alternado entre Nick e Amy, um recurso que eu adoro e é fundamental nessa história. Na parte 1 eu já queria matar o tal do Nick, por ele ser um baita babaca e infligir tanto sofrimento à esposa, que aparenta ser uma mulher totalmente apaixonada e abnegada. Aí na segunda... a verdade vem como um tapa - ou melhor, um soco na cara. Por isso que digo que você se sente idiota, lendo esse livro. Amy Exemplar engana o Nick, engana a mídia e engana lindamente o leitor. Gillian Flynn é uma "gênia".

Nick Dunne é um autêntico banana. Ele soa misógino em alguns momentos, mas é totalmente governado por mulheres. Era dependente da mãe, é dependente da irmã, é dominado pela esposa,cai como um patinho na sedução da jovem amante e é massacrado por outras mulheres, tanto da polícia quanto da mídia sensacionalista. O fato de ele ser assim, e ainda por cima ser um babaca, me fez criar uma antipatia instantânea por ele. É o tipo de cara que a gente ama odiar. Mas na parte 2 do livro, ele se torna digno de pena. E quando no final, ele cede à chantagem, você tem vontade de dar na cara dele, mas sente mais pena ainda. Afinal, como sair ileso de tamanha loucura?

Uma coisa que me desagradou foi o tratamento dado ao pai do Nick. Fica claro que ele é uma pessoa ruim, tratava terrivelmente mal os filhos e a esposa, mas ainda assim, a maneira como os filhos o odeiam não me convenceu. Talvez isso se deva ao amor incondicional que tenho pelos meus pais, mas acho que faltou um "algo mais" para justificar tanta raiva do velho. Os pais de Amy são um caso a parte, e geram discussão. Eles ganharam rios de dinheiro usando a filha, desde criança, como personagem de seus livros. Isso possibilitou a gorda poupança de Amy, mas em determinado momento, cheios de dívidas, eles vão lá e pegam o dinheiro de volta. Amy diz que na verdade o dinheiro é deles, mas isso dá um lag no cérebro: é deles, mas eles ganharam escrevendo sobre ELA. Além do mais, a história da a entender que a Amy dos livros era sempre uma versão "melhorada" da versão original, como se fosse o que os pais QUERIAM que a filha fosse. Fala sério, isso é cruel! Eu já não conviveria de boas com alguém documentando toda a minha infância, imagina então se tivesse esse tom de crítica... É de arrepiar.

Bom, vou deixar essa resenha assim, meio confusa e louca, porque deixá-la mais "arrumada" entregaria de vez a história. Mas fica aqui meu registro de que Garota Exemplar é um livro obrigatório pra quem gosta de emoções fortes.

Xoxo, um ótimo fim de semana pra vocês. :*

2 comentários:

  1. ahhh quero ler ele! minha irmã viu o filme, e ficou horas me falando dele! auiehauieh agora não sei se leio o livro primeiro, ou se vejo o filme. geralmente, opto em ler o livro primeiro (apesar de que, pra mim, tanto faz, na verdade), mas o filme parece ter sido tão bem feito, que não sei... tu já viu o filme? T_T
    bjss :*************

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu vi o filme sim. É muito bom, bem fiel ao livro, e a Rosamund Pike "estraçalha" no papel de Amy. Os dois valem a pena, e se optar pelos dois, leia o livro primeiro. É que o livro te deixa muito mais "boquiaberta" do que o filme, e se você ver o filme primeiro, vai matar a graça do livro, hehehe.
      Beijinho. :*

      Excluir