terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Top 3: Filmes da minha vida

Gente linda, como vão? Espero que ainda estejam de férias (eu estou trabalhando a fu), curtindo muito esse verão que está de desmaiar o Batista. Eu estou cheinha de projetos, com muita coisa legal vindo pela frente e sem tempo até pra fazer xixi (err), mas não pretendo abandonar o blog, viram? Amo muito isso aqui. xD

Hoje deu vontade de falar de cinema. Porque eu adoro cinema (ah, vá!). Eu gosto de muitos filmes, gente. Uns mais, outros menos, uns ótimos, outros bobinhos, uns que valem pela lição, outros tão ruins que chegam a ser bons, auehuaheuhaa. Mas hoje a lista está séria, e eu trouxe três filmes que são tão, mas tão fodas, que me marcaram de verdade. Quem já os assistiu, provavelmente vai concordar comigo. Quem não assistiu ainda... assista, porque você não vai se arrepender.


3)O Silêncio dos Inocentes

(EUA, 1991, dirigido por Jonathan Demme)

Sinopse: Clarice Starling (Jodie Foster) é uma jovem agente do FBI  escalada para entrevistar o inteligente, violento e terrível criminoso Hannibal Lecter (Anthony Hopkins) - sociopata condenado à prisão perpétua por canibalismo e nove assassinatos, e detido a mais de oito anos. A razão da entrevista é usar a inteligência do Doutor Lecter para traçar o perfil psicológico de um cruel sequestrador e assassino de mulheres, e assim capturá-lo. 

Esse filme é uma adaptação bastante fiel do romance de Tommas Harris, que encontrei por uma pechincha nas Lojas Americanas e, depois de ler, fiquei desesperada para assistir o filme. Geralmente me decepciono com filmes adaptados de livros que amo, mas esse foi uma maravilhosa exceção: não só amei o filme, como ele virou um dos meus favoritos ever. Eu adoro a Jodie Foster, essa mulher é incrível, pra mim é uma das melhores atrizes do mundo, e ninguém faria uma Starling tão boa quanto ela. Anthony Hopkins como Dr. Lecter dispensa apresentações, né? Quem conhece o personagem só dos filmes Hannibal, por favor, volte duas casas e assista O Silêncio dos Inocentes, não só pela atuação brilhante e assustadora de Hopkins, mas também para ver uma das duplas mais afinadas do cinema. Jodie e Hopkins estão tão bem, que a tensão é palpável, nos momentos em que eles se encontram. E é preciso também aplaudir o trabalho do diretor, que ao focar o rosto de Lecter, consegue nos passar a exata sensação de medo de Clarice, e o desconforto é tão grande que às vezes nos faz roer as unhas e até desviar os olhos da tela (juro!). Para quem ama terror psicológico, mistério, histórias inteligentes e atuações brilhantes, esse filme é imperdível.



2)Réquiem para um sonho

(EUA, 2000, dirigido por Darren Aronofsky)

Sinopse: Usando três estações do ano, "Réquiem para um sonho" narra as histórias de Sara (Ellen Burstyn), seu filho Harry (Jared Leto), a namorada dele, Marion (Jennifer Connelly) e um amigo do casal, Tyrone (Marlon Wayans), mostrando a destruição que o vício causará nas vidas de cada um desses personagens.

Se eu tivesse que usar uma única palavra para definir esse longa, a palavra seria FORTE. Tudo é muito intenso nesse filme, e é impossível passar por ele impune. Cenas de amor, de violência, de sofrimento, e a autoflagelação brutal a que seus protagonistas se submetem: Sara passa dias assistindo incansavelmente um programa de televisão e, ao ter oportunidade de participar do mesmo, entra em uma busca obsessiva para perder peso, toma remédios que a ajudam a alcançar esse objetivo, mas... a fazem pagar um preço alto demais. Os demais personagens - Harry, Marion e Tyrone - vêem o vício em drogas os fazer afundar de uma maneira irreversível. Prostituição, doenças a prisão é o destino deles. 
Jared e Jennifer (que dormiram no formol e não envelheceram nada nos últimos quinze anos) arrasam tanto juntos quando separados, Ellen Burstyn (que ganhou uma porrada de prêmios de melhor atriz, por esse filme) dá uma aula de atuação, e Marlon Wayans surpreende (no bom sentido) ao dar vida a um personagem que não tem a ver com seus costumeiros papéis cômicos. O filme é tenso e pesado como um todo, mas são duas as cenas que não saem da minha cabeça - Sara, já completamente louca e doente, sonhando que está linda, feliz e ao lado do filho, aplaudida por centenas de pessoas na TV (chorei horrores vendo isso), e a última cena de Marion, que ao chegar em casa toda machucada após se prostituir (em uma cena de sexo grupal de embrulhar o estômago), se deita no sofá e abraça as drogas que conseguiu, com um sorriso débil no rosto. De arrepiar.



1)Dançando no escuro

(EUA, 2000, dirigido por Lars Von Trier)

Sinopse: A imigrante tcheca Selma Jezková (Bjork) se mudou para os Estados Unidos com o filho, Gene (Vladica Kostic) e vive com ele em um trailer, na propriedade do policial Bill (David Morse) e sua esposa, Linda (Clara Seymour). Para sobreviver, trabalha em uma fábrica metalúrgica ao lado de Kathy (Catherine Deneuve), e fã de musicais, gosta de ir ao cinema assisti-los e ensaiar apresentações de uma peça, com o grupo de teatro local. Mas Selma mantém um segredo - portadora de uma doença que a está fazendo perder a visão dia após dia, trabalha cada vez mais, a fim de juntar dinheiro para a cirurgia do filho, que tem a mesma doença.

Atenção: quem quiser assistir esse filme, prepare o lenço, as galochas e o guarda-chuva, porque a tendência a alagar a casa é grande. Err. Tá, não é pra tanto. Mas o fato é que esse filme me derrubou bonito. Assisti Melancolia antes de assistir esse, e estava crente que o drama da depressão tendo a colisão de planetas como pano de fundo seria para sempre o meu filme favorito do tio Lars, mas aí encontrei Dançando no escuro, e... bom, vocês já sabem. Todo o elenco está ótimo, mas Bjork está fantástica, visceral. O filme é todo dela. Na figura frágil e até meio patética de uma mãe solteira ingênua, humilde e, apesar da situação em que vive, extremamente sonhadora, ela faz com que a gente se apaixone e torça por ela até o final. Ela canta, encanta, sorri, chora, batalha, e quando questionada pelo "peguete" Jeff (Peter Stormare) se está cega, ela devaneia que joga os óculos fora e começa a cantar, dizendo não precisar de visão (a música dessa cena, composta pela própria Bjork, concorreu ao Oscar de canção original. O filme também levou vários outros prêmios). Apesar de ser lindo e nada cansativo do início ao fim, aqui também foram duas as cenas que me marcaram: em um momento em que Selma e Kathy assistem a um musical no cinema e Selma não consegue enxergar mais nada, Kathy pega a palma da mão da protagonista e, usando seus dedos, imita os movimentos de dança do casal do filme, para que Selma "veja" o que está acontecendo. Tocante e genial demonstração de amizade verdadeira. E a outra cena que acabou comigo foi a final (não poderia ser outra). Não vou dar detalhes porque seria um spoiler gigante, mas vou dizer uma coisa: a cena é dramática e fortíssima, e me deixou desesperada. Juro que eu tremia, quando acabou.



Sabem porque decidi fazer esse Top 3, gente? Porque esses foram filmes que eu assisti, e no final a primeira coisa que pensei foi: "caralho, que puta filme!". Isso não é cinema, gente, é cinemão! E espero que esse meu post os inspire a se jogar no baldão de pipoca e assistir não só esses, mas também outros filmes que, por terem fama de "filmes cabeça", sofrem preconceito de quem acha que eles "são chatos". Podem parar por aí, gente. Se você gosta de cinema, pode e deve descobrir essas histórias incríveis. =)

Um beijo, e até a próxima. Xoxo. :*


2 comentários:

  1. Oi Lety!
    Poxa muito obrigada por curtir os meus cosplays! Eu estou sempre tentando melhorar, preciso aperfeiçoar em vários quesitos, mas o retorno sempre me é motivador. Inclusive 2015 quero tentar melhorar minha interpretação tanto para fotos quanto para vídeos. Alguns personagens eu consigo incorporar mais fácil (como Cruello, Levi, Johan) e outros tenho maior dificuldade (Kagome, Misa ).
    Ah menina! Foi-se o tempo que eu conseguia mexer no html/css do blog...recentmente fui xeretar os códigos do blogger e fiquei pasma por não achar ali alguns códigos que estão no meu blog! Deve ser coisa do blogger só pode u.u.
    Eu agora pretendo manter o blog! Farei o possível para isso. Inclusive vou deixar o blog com postagens mais "leves" onde não precise de tanta pesquisa para fazer. Terá posts mais analíticos/resenha como eu fazia, mas haverá mais leves assim sem muita noção e aleatórios hehehe. Vamos ver se dará certo.
    Agora vou aproveitar aqui ecomentar dos seus posts anteriores do blog.
    Primeiro: você está escrevendo fanfics? Oba!! Vou ler! Eu não curto o Sasuke e muito menos a Hinata mas a fanfic KakaSaku lógico que ue vou ler *-* Está postando pelo Nyah? Vou te seguir e deixar comment!
    Agora sobre os filmes..como assim vc não tinha visto Silêncio dos Inocentes antes? Essa obra é fantástica..tenho o livro e o filme. O filme na época venceu 5 Oscar e justamente nascategorias mais importantes: Filme, Ator, Atriz. Diretor, Som e Roteiro Adaptado.
    Te contei que tenho a máscara do Dr. Lecter? Quero fazer umas versões cosplays com ela..alguns personagens que combinem. E é engraçado que no livro a descrição do Lecter é diferente do filme mas só conseguimos imaginar o Anthony Hopkins!
    E finalizando...conseguiu ler fanfic do Cruello? Gostaria de saber sua opinião! rs
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tsu!
      Já faz algum tempinho que eu escrevo e posto essas fics no Nyah, mas sempre tive vergonha de contar aqui, então só jogava lá no Nyah e mantinha essa faceta bem longe do blog. Mas aí ano passado, na mesma época que fiz mudancinhas aqui, chutei o balde e decidi mostrá-las, auehauheuhaeu. SasuHina eu não pretendo mais escrever, embora tenha muita facilidade com os dois. Tenho uma NejiHina que é meu xodó, uma one-shot com o Kaname e a Yuuki de "Vampire Knight", e essa KakaSaku também já está finalizada e toda postada. Espero que você goste dela, hehehe.
      Eu já tinha visto trailers de "O Silêncio dos Inocentes", tinha vontade de assistir, mas nunca assistia, até que o livro me motivou. Melhor coisa que fiz, amei o filme!
      OMG, mostra a máscara do Dr. Lecter!
      Estou acompanhando a fic do Cruello, sim. Falando nisso, tem capítulo novo? :)
      Beijinhos. :*

      Excluir