quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Série: Chaves




Tá, gente, todo mundo conhece essa série, portanto fazer uma resenha dela e perguntar quem já assistiu seria descabido. Mas, com licença? Chaves fez parte da minha infância tanto quanto os desenhos Pica-pau e Tom & Jerry, e acho que simplesmente devo uma homenagem ao Bolaños, agora que ele se juntou à seu Madruga, Dona Clotilde, Jaiminho e Godinez, e foi morar no andar de cima (sniff). É com muita emoção, que agora escrevo sobre esse mito, um dos seriados mais incríveis de todos os tempos.



A série mexicana El Chavo de Ocho (Chaves no Brasil) foi criada por Roberto Gómez Bolaños, produzida pela Televisa e exibida pela primeira vez em 1971. A comédia, que mostra o garoto com apelido de Chaves interagindo com seus vizinhos e amigos e criando várias situações hilárias, obteve índices de audiência altíssimos, chegando a ser assistido por mais de 350 milhões de pessoas por semana, em 1975. Muito do sucesso se deve às personalidades marcantes e distintas que Bolaños deu a cada personagem, aos bordões que "pegam" feito hit de verão e às piadas simples, pastelão e sem o mau gosto que permeia as comédias de hoje em dia oi, Zorra Total.

O seriado foi produzido até 1980, mas permaneceu como um quadro do programa Chespirito (também de Bolaños) até 1992. No Brasil, é exibido até hoje pelo SBT, e há mais de trinta anos é um dos campeões de audiência da emissora.

Chaves, atemporal e acompanhando a era meme.

Sr. Madruga, também conhecido como "maior troll de
todos os tempos".


São muitos os fãs de Chaves espalhados pelo mundo - o suficiente para que uma verdadeira multidão fantasiada de Chaves e Chapolin - outro personagem de Bolaños - acompanhasse o funeral do criador, fazendo uma imagem belíssima e emocionante. De verdade, escorreram lágrimas dos meus olhos quando vi aquilo, e fiquei pensando no quão grande uma pessoa precisa ser, para gerar tamanha comoção. Mas é fácil entender a popularidade desse artista, ao lembrar da minha saudosa infância, da época em que eu chegava da escola, largava a mochila e me jogava no sofá pra assistir os desenhos, o seriado Punky - a levada da breca, e em seguida Chapolin e Chaves. E isso deixa meu coração apertadinho, dá um sacode parecido ao que tive quando meus avós faleceram, esse ano: é a vida adulta nos dando um sonoro tapa na cara, levando os itens mais marcantes da nossa infância e nos fazendo perceber que o tempo passa, queira a gente ou não. Isso dá um bom material para reflexão, não dá?



Eu poderia passar mais umas duzentas horas aqui escrevendo sobre o quanto essa série foi importante pra mim, o quanto Bolaños é uma inspiração, o quando eu dava(dou) risada dos episódios e o quanto eu amo o Quico e o finado Seu Madruga, mas sendo Chaves a praticamente unanimidade que é, isso seria desnecessário. Então vou fazer algo diferente: vou falar dos bordões, ir escrevendo conforme eu me lembrar, e ao mesmo tempo ir caçando outras frases marcantes de personagens que rolaram ao longo do seriado, e ao longo de esquetes do Chapolin. Ao final do post, vocês saberão quais frases eu lembrei, e quais ao achei no São Google:

1)"-Eu prefiro morrer do que perder a vida." (Chaves, em brincadeira de "Guerra dos Farrapos" com o Quico).
2)"-Chiquinha, o que você tem nas mãos?"
 "-Dedos."
 "-E o que você tem nos dedos?"
 "-Unhas... e nas unhas, sujeiras, e nas sujeiras, micróbios, e nos micró..."*interrompida*( Diálogo entre Chiquinha e Seu Barriga - ou Professor Girafales, não tenho certeza -, enquanto ela tentava esconder algo dele).
3)"-Sente-se mal?" (vários personagens se dirigindo ao Seu Madruga, em um episódio em que este estava deprimido. As perguntas faziam ele se sentir ainda pior).
4)"-Hã... Preso? QUERO VER MEU ADVOGADO, QUERO VER MEU ADVOGADO!" (Seu Madruga, "viajando" após ser nocauteado por Dona Florinda e confundir as barras da escada com grades de uma prisão).
5)"-Ele rouba as suas meias sem mexer nos seus sapatos." (personagem de Florinda Mezza em um episódio de Chapolin, sobre um bandido "perigosíssimo" que o herói precisava capturar)
6)"-Eu sou a flor silvestre que perfuma os campos". ("senha" que criminosos usaram em Chapolin, para passar adiante uma boneca "batizada").
7)"-Eu prefiro evitar a fadiga." (o sensacional carteiro Jaiminho. Eu adorava ele. =) ).
8)"-Óh, querido esposo, o que disse que disseste que dizia a carta?"
   "-Óh, querida esposa, é algo terrível!" (Chiquinha e Nhonho, durante encenação de teatro do Festival da Boa Vizinhança).
9)"-No dia em que você trabalhar na televisão, terá que trabalhar em cinco canais ao mesmo tempo." (Chaves, trollando o Nhonho).
10)"-Tesouro, se a gentalha vai para Acapulco de mala, nós também vamos!" (Dona Florinda falando com o Quico, recalcadíssima ao saber que Seu Madruga e Chiquinha haviam ganhado a viagem em uma promoção).
11)"-Isso me dá coisas." (bordão do ilustríssimo Doutor Chapatin).
12)"-PÉPE, JÁ TIREI A VELA!" (mais um hilário episódio do Chapolin).
13)"-Senhor Madruga, o senhor gosta de coxinhas bem gordinhas?"
     "-Sim, mas tem que ser magra de cintura." (Dona Clotilde falando de frango assado - a comida, seus maliciosos - , e Seu Madruga entendendo outra coisa).
14)"-Na escola as crianças vivem rindo de mim, dizem que eu tenho bochechas do tamanho de laranjas...
     "-Ah, é? Pois então diga para eles irem à feira e verem que laranjas não são nem a metade!" (diálogo entre Quico e Dona Florinda, exemplo de mãe incentivadora).
15)"-Como se diz leão em inglês?"
     "-Lion."
     "-Muito bem. E gavião?"
     "Gaviaion." (Quico, arrasando no inglês durante a aula do professor Girafales).
16)"-Diga, Godinez, em quantas partes se divide o crânio?"
     "-Bom, depende do tamanho da cacetada." (mais uma aula do pobre Professor Girafales).
17)"Qual o animal que come com o rabo? Todos, pois não podem tirar o rabo para comer." (Chaves, criando uma das melhores piadas de todos os tempos).
18)"-Chaves, pegue um balde, rápido!"
     "-Serve vermelho?"
     "-Serve!"
     "-Mas não tem vermelho!" - (Chaves, trollando a Dona Florinda na hora de aparar as goteiras da casa).
19)"-Chiquinha, qual de nós dois é o mais inteligente?"
     "-Mais inteligente ou menos burro?" (a ácida Chiquinha, sempre coerente quanto às habilidades intelectuais do Chaves e do Quico).

Chega, né galera? Se eu colocar todas as frases marcantes de Chaves/Chapolin aqui, teremos um post em formato de bíblia, auehauehuaheuaheuhaea. Fica aqui meu carinho e saudade por essa época deliciosa, que não volta mais. Obrigada por tudo, Roberto Bolaños!



*Da 1 à13, e mais a 19, são todas frases/diálogos que lembrei só de puxar um pouco da memória. Da 14 à  18, frases que relembrei através do blog SonhosBr.


Nenhum comentário:

Postar um comentário