quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Mais uma iludida pela Disney

Nos meus dias de folga, gosto de zapear em blogs por aí e me atualizar, já que meu horário ~cagado~ não me deixa tempo sobrando pra fazer isso. E em uma visita à Isabela Freitas, me deparei com esse depoimento de uma leitora:

Clique aqui para ler a postagem completa.

Por ser a blogueira dona do espaço e já famosinha, Isabela falou de um jeito delicado, reconheceu que o amor do casal pode ser verdadeiro e disse outra coisa a qual assino embaixo: o amor não tem idade. Mas ela também tocou em um ponto importantíssimo, e é justamente isso que vou abordar aqui: uma menina de 16 anos já estar pensando em casamento.

Não vou entrar aqui na minha velha opinião de que casamento é pra gente maluca, até porque pessoas se casam e continuarão se casando. Vamos por partes.

1) A menina diz que vê nele "o príncipe encantado que nós garotas idealizamos quando somos crianças". Isso me fez sentir um dó danado e uma empatia gigantesca por essa menina, porque eu já tive 16 anos. Porque eu sei que o primeiro relacionamento amoroso é o mais intenso de todos, algo dificílimo de lidar, porque a gente não sabe o que fazer com aquele turbilhão de sentimentos. E a gente realmente acredita que é para sempre, e não vê defeitos na pessoa amada. E, vão por mim, 9 meses juntos parece muito tempo, mas é pouco. Porque quando se está no auge da paixão, os defeitos realmente não são vistos, não se conhece a pessoa de verdade. E esse é um dos principais motivos para eu ser contra namoros que viram casamento/união de trapinhos em um piscar de olhos.

2)Como as meninas disseram nos comentários do próprio post, é compreensível que uma pessoa de 45 anos tenha pressa de se casar e ter filhos. Não dá pra julgar o cara por isso, e não sou Deus pra saber se ele ama ou não ama de verdade a B.R., mas de duas coisas eu tenho certeza: esse cara é um egoísta, e está em uma posição bastante cômoda. Bom, se eu chegar aos 45 e me der uma piração de casar e ter filhos (not), no mínimo vou ir em busca de alguém que esteja na mesma fase e no mesmo desejo, ao invés de tentar convencer um adolescente apaixonado a se casar comigo. Aí vocês vão me dizer "ah, mas amor não se escolhe". Aham, meu peito esquerdo que não escolhe. Me deu até curiosidade de perguntar à B.R como esse namoro começou, e se foi uma história mirabolante (do tipo ele era cego, ela era enfermeira dele, e ele só descobriu a idade dela quando recuperou a visão, mas aí já estava completamente apaixonado. Tá, parei com a viagem), até concordaria que "amor não escolhe idade". Mas, perdão por dizer algo tão horrível, mas isso me soa quase como uma desculpa para a pedofilia. A B.R. não é uma criança, mas é SIM uma menina, e me pergunto o que um cara de 45 anos (porra, a idade do meu padrasto!) estava pensando ao sair com ela. Eu surtaria se alguém tão mais velho chegasse perto da minha filha/filho adolescente, e talvez eu e minha turma sejamos até meio antiquados, mas acreditam que os meus amigos (que têm uma média de idade de 25 anos) sequer beijam garotas menores de idade? Entendem onde quero chegar?

3)Voltando ao egoísmo do cara e à situação cômoda em que ele está, me pergunto: se ele tinha tanto a intenção de casar e ter filhos, porque não namorou alguém da idade dele, ou ao menos com uma mulher adulta, com a vida já engatilhada? Mas não, ele não quer a quarentona, quer a novinha, e eu me pergunto se isso seria tão naturalizado, se a situação fosse contrária. Mas, vamos supor que ele não queria casar nem ter filhos, mas mudou de ideia e sentiu essa vontade bater forte, ao se apaixonar pela B.R. Custa esperar a guria "crescer mais", terminar os estudos, curtir um pouco, enfim, começar a viver? Homem pode ter filho até os 80 anos, cacete! Com 16 mal se foi à baladas, mal se saiu da infância, e sair disso direto para uma vida de casado só pode dar merda, desculpa. Aí fico pensando nessa pobre garota, já totalmente dependente desse namorado. Se casar agora provavelmente vai parar de estudar porque acredita que só esse amor importa. Se ele pedir pra ela parar de trabalhar, ela para. Se ele quiser ter um filho, ela terá. E isso vai ser lindo por um tempo, mas se ela cansar, não vai dar pra recuperar os anos que passaram. Ainda mais se estiver com uma criança ou mais nos braços.

4)O que vou dizer agora pode até gerar polêmica, mas foda-se. Se a B.R. fosse minha filha, eu não permitiria esse casamento de jeito nenhum. E isso nem ter a ver com a diferença de idade, mas com o próprio casamento, mesmo. Hoje em dia vejo adolescentes sem limites, achando que casar é brincar de casinha, mal começam o namoro, e o boy/girl magia já está dentro de casa, dormindo lá praticamente todos os dias, praticamente um casamento, porém sem a responsabilidade das contas a pagar (assim é fácil amar, né?). E pode parecer estranho alguém como eu, que prega a liberdade, dizer isso, mas se eu tivesse um filho, não deixaria minha casa virar essa Disneylandia. Claro que deixaria dormir com o namorado um fim de semana ou outro, mas não todo dia, e muuuuito menos deixaria já juntar os trapinhos, como vejo acontecer aos montes, por aí. É por ser a favor da liberdade e das experiências diferentes, que não ia querer que meus filhos se prendessem tão cedo. Namorem, meus filhos, namorem o quanto quiserem, mas antes de casar, vão estudar, vão viajar, vão sair com os amigos, tomar porres e dar risada, vão trabalhar e realmente ter sua independência, vão viver, caramba. Não é justo que o namorado da B.R. tenha aproveitado a vida até os 45 anos, e que ela já tenha que dizer adeus a toda a zoeira com míseros 16.

B.R., se acaso essa minha postagem cair nas suas mãos por algum motivo, não fique brava comigo. Eu sei que opinião é igual a bumbum (cada um tem o seu), que você provavelmente ama muito esse cara e realmente acredita que vai dar certo. E talvez dê certo mesmo, ué. Mas não casa agora não, B.R.. Ele tem pressa, mas ainda é jovem, ainda tem tempo, e se você ainda não se sente preparada para ser esposa e mãe, ele DEVE respeitar isso, e vai por mim: se ele realmente te ama, esperar mais dois ou três anos, pelo menos o tempo de você atingir a idade adulta, não vai doer nada pra ele. E, se mesmo eu dizendo isso você quiser se casar agora, segue pelo menos esse conselho que eu, a Isabela e a maioria das comentaristas te demos, com várias palavras diferentes: não deixe que esse relacionamento se torne a única coisa na sua vida. Continue estudando, corra atrás de coisas para você mesma, trabalhe, faça seu pé de meia, seja independente. Para que ao menos você saiba para que lado correr, se as coisas não saírem como você sonha e espera. Esse é um conselho de alguém que realmente quer te ajudar, viu? Ame seu namorado, mas ame a si mesma primeiro.

Ah, só mais uma coisinha: aconteça o que acontecer, não vire as costas para a sua família, jamais. Ninguém no mundo te ama tanto e tão incondicionalmente quanto a sua mãe, e te ver bem é tudo que ela quer. 

Um beijo e boa sorte para nós. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário