quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Livro: Cretino Irresistível

Olá, seus lindos!!! <3

Bom, como podem ver, o bloguinho mudou de nome pirei. Pois é, eu gostava do outro nome, mas achei que esse seria mais marcante, então chutei o balde, troquei e ainda improvisei um banner novo. O bom de não ser uma blogueira ~famosa~ é essa, você revira seu cantinho na hora que bem entender, do jeito que quiser, e ninguém chia. Err. Tá, parei. :V

Hoje eu trouxe uma resenha de livrinho pra vocês. Aprocheguem-se. Aposto que vocês já leram, ou no mínimo já ouviram falar de Cretino Irresistível, né? Ahém. :D


A estagiária Chloe Mills e seu chefe, o executivo Bennett Ryan, vivem em pé de guerra no escritório. E enquanto Bennett é perfeccionista ao extremo, grosseiro e insensível, Chloe é a única funcionária que consegue não só dar conta de todas as suas exigências, mas também responder à altura todas as suas provocações. Quando o jogo de gato e rato dos dois vira uma atração irresistível, eles iniciam um tórrido caso e precisam lidar com a influência que isso pode ter no trabalho do bem sucedido Bennett e no início de carreira da ambiciosa Chloe.

O pouco que eu sabia sobre esse romance erótico é que ele foi publicado na internet*, antes de ser lançado como livro. Adorei a capa dele: preta e branca com detalhes em vermelho, é de bom gosto e combinou com a sensualidade da história. O livro é do ponto de vista dos dois protagonistas e cada um narra um capítulo, e esse é um recurso que eu adoro e inclusive já usei em duas fanfics, pois humaniza os personagens e ajuda a criar empatia com eles. Esse livro também usa fontes diferentes para os capítulos da Chloe e do Bennett - um detalhe bonitinho, porém fútil.

Agora vamos á cri-crítica: a capa já traz como chamariz a frase "O sex-seller Cretino Irresistível é ainda mais quente que 50 Tons...", citação da Elle Magazine francesa. Não tenho como comparar porque não li 50 Tons... (pois é), mas não vi nada de muito chocante nas cenas de sexo. São várias (praticamente uma em cada capítulo!) e a narração é explícita, mas estão aquém do que o livro prometia. Quem não tem muita experiência sexual e/ou não é acostumado com literatura erótica certamente fica chocado ao ler, mas os mais experientes (he he he... u.u) vão achar a "potaria" do casal até meio fraca - até porque o sexo entre eles é quente, porém normal, sem nada inovador ou absurdo como transarem pendurados no lustre.

Mas não é esse o problema - o que me desapontou foi a falta de profundidade (sem trocadilho infame) do Srº Ryan e da Srtª Mills. Aliás, a história toda é muito rasa, sem conteúdo, não dá chance de os personagens se desenvolverem e mostrarem quem realmente são fora da cama (e da mesa, e do chuveiro, e do provador de uma loja(!)...).A impressão que fica é de que as autoras (são duas, apesar de a capa fazer parecer que é só uma) se sentaram e disseram "vamos escrever um romance erótico", mas não tinham uma sinopse na cabeça e foram apenas escrevendo a esmo, alternando as cenas de sexo com outras de explicações pra lá de furadas sobre a vida dos protagonistas. "Ah, mas é só um romance erótico!" E daí? Literatura não é cinema pornô. Eu mesma já li vários romances eróticos e até fanfics hentai (beijo, Amanur! :D) em que os conflitos eram bem mais desenvolvidos e os casais eram mais carismáticos e convenciam muito mais do que esse de Cretino Irresistível. Fora que também tem muita incoerência, como quando Bennett leva um toco da Chloe e passa duas semanas deprimido e sem ir trabalhar. Fala sério, gente! Não dá pra engolir que um executivo tão "mãos de ferro", frio, que chegou ao topo da carreira sendo enérgico e amando o próprio trabalho vá cometer tamanha negligência. Chloe e Bennett hora são sérios e cheios de garra, hora parecem dois alunos do ensino médio matando aula para transarem, e isso compromete muito o enredo.

Mas, pra não dizerem que só meti o pau na história em uma resenha cheia de trocadilhos engraçadinhos, confesso que dá pra rir em alguns momentos, como quando Chloe janta com a família de Bennett ou quando os dois não conseguem disfarçar o ciúme. Talvez Christina Hobbs Venstra e Lauren Billings Luhrs tivessem se saído melhor se levassem a trama menos a sério e dessem mais destaque à comédia. Do jeito que Cretino Irresistível ficou, teria sido melhor deixá-lo só na internet.


*Enquanto revisava esse texto, fiquei sabendo que, assim como 50 Tons de Cinza, este romance originalmente também era uma fanfic de Twilight. *Facepalm*...

2 comentários:

  1. aiuehaiuehauiehaui "beijo amanur" me senti um pouquinho agora! T_T (apesar de que, né, não sei se isso é mesmo algo pelo qual se orgulhar! iauehauiehauiehai) Mas olha, eu não sei como é a tua tolerância para o erotismo.. mas por todo o escândalo que fizeram com o 50 tons de cinza, acabei cometendo a gigantesca falácia de comprar os três livros de uma só vez (economizei uns três meses de trabalho, pq tava super caro na época!!!), achando que iria me revirar de felicidade com a história, pra me deparar com um romancezinho barato!!! pq não há absolutamente NADA demais naquela porcaria!!! É só sexo papai e mamãe, o tempo todo! não entendi MESMO o motivo para tanto estardalhaço com aquela trilogia. O personagem masculino passa o tempo todo dizendo que curte um sado, faz ela assinar um contrato de consentimento, mas no fim das contas só fazem sexo sem graça, na posição padrão (ela em cima e ele embaixo) e só!!!! Ah, vai se fud#$#@#@#! Sério, me senti tãaaaaaaao frustrada, que nem sei!!! Agora sobre esse aí, Cretino irresistível, eu cheguei a baixar os livros, mas já broxei também...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AEHAUEHAUHEAUHEUAHEUHAUEHAUHEUAHEAU, rolei de rir do seu comentário. Menina, o que conheço de histórias eróticas hardcore é justamente o que leio em fanfics (lá lá lá... xD), que justamente por terem mais liberdade, talvez, são muito mais fortes que o que já li em livros eróticos. Eu tenho "50 tons..." baixado no meu computador, a série toda, mas não li até hoje, acredita? Eu meio que tenho implicância com coisas que viram modinha, e na época em que baixei (na verdade uma amiga baixou e me mandou por e-mail), eu via tanta gente lendo aquilo, em ônibus, trem, sala de espera de médico, fila de supermercado... que sei lá, perdi a vontade. Pelo que ouvi, a polêmica gira mais em torno das cenas de "sexo violento" (me fugiu a palavra pra isso, agora... :P). Nesse "Cretino Irresistível" até que eles variam bastante nas posições, mas é como te falei, nada a ponto de gerar burburinho. Poutz, qualquer casal animado e que goste de sexo faz as variações que eles fazem... Mas isso até que não é um problema. O que me irritou mesmo é que ficou só na ~potaria~, a história não se desenvolve, os conflitos deles são dignos de um roteiro de "Malhação". Se você tem os livros aí (eu não li os outros), lê, mas sem muitas expectativas. Quando vê, você até curte eles. Hehe.

      Beijinhos.

      Excluir