quarta-feira, 16 de julho de 2014

Livro: Casório?!

Oiii, gente!
Hoje a pessoa que vos escreve está postando com bem mais tranquilidade, e o motivo é que um problemão está quase resolvido. Explico: Há doze dias atrás, meu padrasto teve uma parada cardio respiratória, e só se salvou porque já estava dentro do pronto-socorro (ele tinha ido se consultar). Ele foi entubado, apareceram mais vários problemas de saúde (pneumonia, coração grande, pressão alta, etc.), e desde então ele está internado na UTI. Mas... graças a Deus, ele está melhorando, inclusive não está mais sedado, já tiraram o tubo, ele respira e fala muito bem e está bem lúcido - e deve ir para o quarto em um ou dois dias. A semana passada foi bem difícil, mas agora eu e minha mãe respiramos aliviadas, assim como toda a família. Ufa!

E hoje eu trouxe uma resenha literária, êêêhhh! *aplausos* Li essa comédia romântica há quase dois meses atrás, e gostei tanto que deixei o texto prontinho pra vocês. Já devem imaginar de quem é, né? :D



Sou uma grande fã da Marian Keyes, já li a maioria dos livros dela e toda a série Melancia, que narra a saga das irmãs Walsh. No momento estou escrevendo uma fanfic que se aproxima bastante do gênero comédia romântica, mas estava tendo uma dificuldade imensa para fazer a história andar, e então me deu o estalo: Só um livro da Marian poderia me ajudar. E assim cheguei em Casório?!.

O romance narra as desventuras de Lucy Sullivan, uma mulher de 26 anos que tem uma relação difícil com a mãe, uma adoração totalmente edipiana pelo pai, um emprego meia-boca em um escritório, e divide um apartamento com duas garotas que conseguem ser mais piradas que ela (err). A história começa quando Lucy e as colegas de trabalho Megan, Meredia e Hetty decidem ir a uma taróloga, e a mulher faz uma revelação bombástica: Lucy se casará em aproximadamente um ano. As colegas de Lucy ficam em polvorosa, mas ela acha que aquilo não passa de papo furado... isso até as previsões das outras garotas começarem a acontecer, e a protagonista perceber que talvez a taróloga não seja tão charlatona assim.

Como não poderia deixar de ser, esse livro me causou uma verdadeira crise de gargalhadas na maior parte do tempo. Embora eu não tenha achado esses personagens tão carismáticos quanto a família Walsh, a Lucy é uma mulher gente boa e muito fácil de entender: ela teve depressão na adolescência e vive lidando não só com as crises que tem ocasionalmente, mas também com a própria insegurança e com o fato de só se interessar por caras que a tratam mal. A única coisa que realmente me irritou nela foi a maneira como tratava a mãe - por mais difícil e cri-cri que a mãe fosse, o amor dela pela filha era inegável, mas o amor incondicional de Lucy pelo pai alcoólatra a impedia de ver que a mãe era a vítima da situação, e não o carrasco. Outra coisa que me fazia revirar os olhos era o nível de tapadice (essa palavra existe?) da personagem. Não dava pra acreditar que ela não via que o melhor amigo era apaixonado por ela, eu já percebi isso no primeiro trecho com os dois juntos!

E por falar nesse melhor amigo... Daniel é de longe o personagem mais legal, mais carismático do livro. Fiquei completamente apaixonada por ele, que não era um homem perfeito, mas era um completo cavalheiro e realmente respeitava as mulheres com quem saía, embora não amasse nenhuma (ele amava a tapada da Lucy, ora bolas!). A outra personagem com quem simpatizei foi a Charlote, uma das colegas de apartamento da Lucy. Charlote é bem jovem, romântica e meio burrinha, mas é divertida e uma amiga de verdade. Já a outra colega, a Karen, é insuportável. Embora tenha momentos engraçados, ela é arrogante, prepotente e acha que pode controlar o mundo inteiro ao seu redor. Se esse fosse um livro que dividisse os personagens entre mocinhos e vilões, Karen com certeza estaria no segundo grupo. O outro personagem mais relevante é o Gus, um namorado tresloucado que Lucy conhece em uma festa e de cara já fica louca por ele, já que ela sempre gosta dos caras errados. Gus foi um personagem que me dividiu. Logo vi que ele era um grande malandro, mas no começo as palhaçadas que ele fazia para enrolar a Lucy me divertiam. Porém logo cansei e já estava louca para a Lucy dar um pé naquele idiota e agarrar o Daniel. Ahém.

Casório?! é bem grande, mas como todos os romances da Marian ele é uma delícia de ler, nada cansativo. Com uma história engraçada sobre uma garota que poderia ser qualquer uma de nós, vale a pena lê-lo inteiro durante uma viagem de avião ou de ônibus, por exemplo. Recomendo! ;)

PS: E sim, o livro me ajudou a escrever minha fic. Assim que comecei a leitura, as ideias e palavras começaram a sair como em um passe de mágica. =)

4 comentários:

  1. poxa, melhoras pro seu pai!
    gostei da resenha, o livro parece ser bom! Vou procurar pra ler
    beijoss
    http://zombieffect.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vân!
      Meu padrasto, na verdade - meu pai tá ótimo de saúde, graças a Deus, aushaushuahs. E o meu padrasto já tá bem melhor também, acredito que logo ele volta pra casa. =)
      Todos os livros dessa autora são muito bons pra quem curte comédia romântica. Esse é bem divertido e com tramas bem reais, vale muito a pena. ^.^

      Beijinho.

      Excluir
  2. Ai que livro massa! Fiquei super curiosa pra ler, já quero! :D Melhoras para o seu padastro <3
    http://totalmenteanta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Daniela. Ele só está esperando os resultados de alguns exames, mas deve receber alta em alguns dias. :)
      Quando tiver a oportunidade de ler esse livro (ou qualquer outro da Marian Keyes), leia. Eles são realistas, mas são leves e engraçados, melhoram nosso humor na hora. :D

      Beijinhos.

      Excluir