sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

*Estilo Otaku*


Boa tarde, amores! Como está esse começo de ano? Muita farra? Muita história pra contar? Eu tomei um porre fim-de-semana passado, e me traumatizei. Err. Mentira, amanhã mesmo vou sair de novo. u.u

Hoje o assunto é um pouquinho mais de mulherzinha, mas sem fugir da proposta do Blog. :D Vou falar de um estilo que, devido à maior visibilidade dos eventos de anime, vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil. É a moda Otaku! =)



Há alguns anos atrás, o fato de algumas pessoas se reunirem e "brincarem" de ser seus personagens favoritos ainda gerava curiosidade e estranheza, mas com o aumento da popularidade dos animes e mangás, não foram só os Cosplays que conquistaram vários adeptos, mas também a moda suuuper original das japonesas.

Dentro dessa moda, ainda encontramos sub-estilos. Elas podem tanto ser gothic-lolitas, quanto se vestirem de acordo com o humor - assim como nós - porém sempre cheias de cores, estilo próprio e sem medo de errar. Ou melhor, nessa cultura, o "errar" não existe. Todas são livres para usarem o que tiverem vontade, e acho isso o mais legal de tudo. :)

                                    Misa, a gothic-lolita mais famosa do mundo dos animes.


As "lolitas" tiveram seu estilo originado dos anos 70 e 80 e caracterizado pela cultura "kaway". É um estilo sensual e ao mesmo tempo doce, podendo ser gótico (como a Misa Amane, de Death Note) ou mais fofinho, com tecidos de algodão, saias rodadas e cabelos cacheados. Eu particularmente adoro me inspirar no gótico de vez em quando, misturando com o meu estilo mais rocker, com meia-calças, camisetas de banda e make bem marcado O estilo "lolita" chama muita atenção e é liiindo demais, não tem como não babar olhando as roupas dessas meninas. E, além desses que citei, ele ainda pode ser de muitas formas diferentes.




Mesmo quando não são adeptas do estilo "lolita", as jovens japonesas - e até os garotos - andam esbanjando personalidade, com muitas cores e misturas. No Brasil, local onde andar seminua no carnaval (e fora dele) é considerado lindo e normal, as pessoas que se vestem assim ainda são olhadas com certa estranheza, sabe lá Deus por quê. Mas já é considerado uma forma de expressar liberdade, de estapear a Sociedade, de gritar, sair da zona de conforto e ser diferente. Provavelmente é por isso que eu ame tanto isso, e muitas vezes me inspire, embora eu penda mais pro rocker no dia-a-dia, e deixe o otaku mais pros eventos de anime. Mas o fato é que a coragem de misturar vários estilos e andar por aí da maneira que quiser, e foda-se o Mundo, faz um grande sucesso com aqueles que gostam de inovar.





 E ainda temos o estilo mais querido, divertido e caro de todos: O Cosplay. E ao contrário do que muitos pensam, ele não fica restrito aos eventos específicos. Nas ruas japonesas é comum ver "tribos" que se vestem assim, fazendo disso uma filosofia de vida. Tem também os que se caracterizam como os cantores de sua banda favorita, e esses são chamados de "visualkey". De qualquer forma, no Brasil os Cosplayers se restringem aos eventos, e apesar de lindos, custam caro e dão bastante trabalho a quem os faz. Mas aqui, o que deve prevalecer na hora da escolha, é o tipo físico e o amor pelo personagem. Quanto mais identificação houver, melhor será seu Cosplay.






Como antigamente os japoneses só usavam o famoso quimono, essa evolução na moda surpreendeu muito os estililistas quando aconteceu. O fato é que o advento da tecnologia no país influenciou toda a sua forma de pensar, e seus nativos começaram a preferir um estilo alinhado com modernidade, inovação e ousadia.

Agora, um momento nostálico meu. Lembram da mocinha da foto abaixo, ao lado do Cabeção Sérgio Hondjakoff? É a Miuki, vivida pela atriz Daniele Suzuki no tempo que Malhação era bom nas temporadas 2003 a 2005 da Malhação, e pioneira das otakus brasileiras. Depois da Miuki, muitas garotas tiveram coragem de abusar dessa explosão de cores. Uma graça, né? =)





E vocês, o que acham dessa maneira tão bonita e divertida de ver as coisas? Eu sou uma fã assumida, e vira e mexe entro na dança. xD

Veja aqui alguns dos meus looks.

Beijos, excelente fim-de-semana pra vocês! :*

2 comentários:

  1. Oi Lety!
    Tudo bom?
    Ah legal você ter curtido a idéia dos cadernos!!! Espero que você faça um pedido (ahsahsahsahshas mas sério..eu ia gostar de montar um caderno temático com seus casais de anime ou coisa do tipo).
    Adorei essa postagem!!!
    Tipo eu acho algumas coisas das vertentes da moda japonesa muito legal, outras já não gosto tanto. É aquilo né: a linha que separa o fodástico do tosco é bem tênue....ao mesmo tempo que vemos visuais legais nos japoneses, vemos coisas ridiculas também (como a moda Gyaru).
    Cosplay não é algo que eu considero caro..basta vc ser criativo e procurar personagens simples que fica blz!
    Bom..eu já fiz parte da cena gótica de SP e meo que estou no ramo cosplay...mas uso os visuhs nos lugares que acho apropriados e não em qualquer lugar.
    Detalhe: a Misa não é bem uma gothic lolita...se olhar bem verá que o visual dela foge do visuh lolita propriamente dito..um visual bem gothic lolita? As garotas de Rozen Maiden o/
    Você confessando que batizava os filhotinhos que nem em Rei Leão me fez descobrir que não era a única, logo não era uma louca por fazer isso kkkk.
    Ah eu entendo como é complicado ás vezes juntar a nossa correria por causa do trampo, mais o dinheiro (sempre contadinho!) e também o tempo disponível. Mas seriam uito legal se fossemos em um evento otaku juntas! Você poderia vir para um dos grandes eventos..o Anime Friends ou o Anime Dreams.
    Faz tempinho que não vejo o mangá de Naruto, nem sei á quantas andas..ultimamente to gostando muito de acompanhar D Gray Man, conhece? Aposto que vc ia curtir..tem alguns personagens lá que além de lindos são cativantes!
    bjs!!

    ResponderExcluir
  2. Oie, Tsu!
    Eu simplesmente amei seus cadernos! Pode ter certeza que vou mesmo fazer um pedido assim que as coisas derem uma melhoradinha, kkkk.
    Eu em geral acho a moda japonesa toda muito fofa, mas você tem razão! Pesquisando as fotos dos look, vi algumas "pérolas" também, rsrsrsrs. Mesmo os visus da Misa, apesar de serem lindos, tem algumas coisas que eu não teria coragem de usar no dia-a-dia. Quanto às meninas de Rozen Maiden, você tá certa: Olhei fotos delas, e a representação de Gothic Lolita é aquilo ali! :D
    Quando eu tiver condições de ir pra São Paulo, com certeza vai ser na época de um evento como esse, pra ir com você! ^.^
    O mangá de Naruto tá pegando fogo, asuashuahsuhauua! Já ouvi falar de D Gray Man, e já está na minha "fila". :)
    Beijinhos.

    ResponderExcluir