terça-feira, 8 de março de 2016

O dia em que encaixotei os livros

Você não percebe o o tempo passar. Sente vontade, corre atrás, batalha com todas as forças pra conseguir. Mas a transição dói. E a ficha... ah, essa só cai no dia em que você começa a encaixotar sua vida. Pedaços da sua história, reflexos seus que te acompanharão em uma nova jornada, deixando pra trás um antigo ciclo, abrindo mão do aconchego materno para conseguir aquilo que todo mundo precisa: a independência. A capacidade de dirigir a própria vida.

Você não percebe a dimensão disso, enquanto está apenas se preparando, gastando seu salário em traqueiras de decoração, ou mesmo colocando na ponta do lápis as alegrias e as dificuldades dessas novas batalhas que se iniciam -  batalhas sem roupa lavada e comidinha pronta na mesa todos os dias. Você não percebe realmente a dimensão de tudo, nem mesmo quando sua tia a presenteia com uma lavadora de roupas, sua sogra com uma geladeira, e sua mãe com um fogão. Nem mesmo quando seu pai se oferece para instalar o chuveiro e as tomadas. O bichinho só te pica, mesmo, quando uma pilha de caixas de papelão e jornais invadem seu quarto, engolindo tudo que está ali e te acompanhou durante sua vida inteira.

E na vida, essa deve ser a única felicidade que dói. A felicidade de evoluir, e ao mesmo tempo morrer um pouco. A felicidade de enterrar de vez a infância, e dizer olá para a difícil vida adulta. Aquilo que você só se dá conta no derradeiro dia de "encaixotar", de guardar sua coleção de livros em uma enorme caixa de panificadora, sabendo que só os verá novamente em uma nova casa e uma nova estante, em uma sala que terá a sua cara e muito pouco da sala em que você passou as manhãs vendo desenho animado e as tardes jogando videogame com seu pai.

Conforta saber que se está longe, mas se está perto. Que a antiga porta estará sempre aberta, assim como a sua. Que tudo isso não é um fim, mas sim um delicioso e necessário recomeço.

Então tenha coragem. Encaixote seus livros, sem medo de desembrulhá-los e colocá-los na nova estante. :)




Nenhum comentário:

Postar um comentário