quinta-feira, 27 de março de 2014

Top 5: Filmes para chorar

Cinema é questão de gosto e, acredito eu, momento. Embora eu seja uma exímia admiradora de cinema experimental, filmes de arte e bizarrices que pouca gente entende gosta (beijo, Lars Von Trier), sou humana e muitas vezes quero apenas relaxar com uma tigela de pipoca, assistindo filmes de menina (lembram da minha lista de comédias românticas?), clássicos de Sessão da Tarde (alguns tão ruins, que chegavam a ser bons) e meu gênero preferido que, como todos sabem, é suspense/terror :3.

Não sou muito chegada a Drama. Para realmente me agradar e tocar meu coração tem que ser excepcional, tipo O Segredo dos Seus Olhos. Ainda assim, me arrancar lágrimas é tão difícil quanto me assustar - e os 5 filmes que coloquei nessa lista sequer entram no gênero Drama, asuahushuahsuahsua (os que mais se aproximam a isso são o 3 e o 1). Mas como emoção é muito relativa, fiquei surpresa ao ver esses longas e acabar chorando baba e ranho. Sendo assim, vou compartilhá-los com vocês, já que o mérito de me derrubar foi todo deles xD :

5. Presságio

Tá, eu sei que esse filme decepcionou muita gente, mas o fato é que eu adorei ele. Embora eu também tenha achado aquelas cenas do final meio forçadas, Presságio conseguiu prender minha atenção, me deixou bem assustada (tremi na hora do pesadelo do garotinho) e  me fez imaginar o que eu faria, na situação do protagonista interpretado pelo Nicolas Cage. Mas a cena responsável por incluir o filme nessa lista foi, sem dúvida, a cena da despedida entre pai e filho, quando o menino não quer entrar na "arca" e deixar o pai para trás. Quase morri, eu provavelmente faria um escândalo e colocaria meu pai pra dentro na marra, no lugar dele. :P

4. O Nevoeiro

"WTF, Letícia? Você chorou vendo um terrorzão, baseado em uma obra do Stephen King?". Pois é, gente. Esse filme nem é tão sangrento, mas foi um dos terrores que mais conseguiram me perturbar, de uma forma que pouquíssimos tiveram a honra (o outro foi Irreversível, mas esse merece um post só para ele). O filme é claustrofóbico do início ao fim, explorando bem os sentimentos das pessoas presas dentro de um supermercado em pleno apocalipse, sem ter uma noção real do que as espera e tendo que conviver com o próprio pânico (e uma fanática religiosa que consegue ser a criatura mais assustadora de O Nevoeiro). A ausência de trilha sonora tornou tudo ainda mais real e me tirou o sono durante semanas - mas a cena que o deu lugar na lista foi, mais uma vez, a última. Quem assistiu sabe o quão doloroso foi para o protagonista, fazer o que ele fez, e perceber que fez aquilo inutilmente e agora não poderia mais voltar atrás foi a coisa mais aterrorizante do mundo, passei mal de tanto chorar e cheguei a deixar o então namorado preocupado. Filmaço.

3. PS: Eu te amo

Esse filme é pop e até já foi citado aqui no Blog, mas sua história linda, fofinha e emocionante mereceu a medalhe de bronze (ainda não tive oportunidade de ler o livro, que dizem ser mil vezes melhor). Nem precisa ser um(a) grande romântico(a) para se emocionar com essa história, basta se imaginar na situação da mocinha, que vivia um relacionamento feliz  e apaixonado (mesmo com as eventuais brigas, e acho ótimo que a história não tenha precisado vender um "casamento perfeito" para validar o amor e o sofrimento da Holly), e de repente viu seu parceiro ir embora tão jovem, levando embora o sonho de construir uma família com ele e a fazendo se sentir completamente sem chão. O choro aqui  veio na cena em que ela lê a carta perto do "forte" de quando o marido era criança (e é lindo ver ele narrando e sorrindo enquanto fala com ela), mas o nó na garganta permaneceu o tempo todo, e por isso esse longa está aqui.

2. Marley & Eu

Eu amo animais, principalmente cachorros, então não é nenhuma surpresa o fato de nada conseguir me comover mais do que eles (e uma coisa que me deixa furiosa é ver um animal em um filme de terror, porque de cara já sei que o bichinho vai se dar mal). Marley & Eu é uma história real e baseada no livro do John Grogan, e o danado do labrador apronta o diabo: Arrasta mesas de restaurantes, pula do carro em movimento, come a joia que sua dona acabou de ganhar de presente... enfim. Mas nada disso impede de nos apaixonarmos completamente por ele. Os momentos que me fizeram alagar a casa aqui foram a cena em que o dono Owen Wilson se despede de Marley, seu amigo de anos, e faz uma declaração de amor a ele, e a cena do "funeral", com direito à homenagem das crianças e à dona tirando o colar que havia sido comido pelo cão anteriormente, a fim de enterrá-lo junto com ele. Lindo demais.

1. Sempre ao seu lado

Esse é pra derrubar até aquele seu amigo metido a machão! (boatos de que a maioria das cidades brasileiras sofre com terríveis alagamentos, nos dias em que a Globo passa esse filme). Err. Brincadeiras a parte, esse filme também é baseado em uma história real, mas sua grande diferença para Marley & Eu é que o labrador do John Grogan teve uma vida longa e feliz, o que não foi o caso do Hachi, interpretado por nosso amigo Akita que diva ao lado do Richard Geere em Sempre ao seu lado. Esse foi o ÚNICO filme que conseguiu a proeza de me fazer chorar do início ao fim - sim, já abri o berreiro assim que vi a primeira cena, com aquela bolinha de pelos indo atrás do protagonista e o "escolhendo", como disse o próprio professor. Chorei justamente por já conhecer a história, e todo o longa foi só emoção - principalmente na cena em que a viúva encontra o Hachi na estação após 9 anos e chora abraçada nele (chorei de soluçar nessa parte). O final, que dá a entender que Hachi finalmente reencontrou seu amigo, ao morrer velhinho e dormindo, foi uma das cenas mais lindas que já vi em um filme. Tanto que tô chorando agora, enquanto escrevo isso, só por ter me lembrado (podem me chamar de emo fresca monga). xD


Essa lista acabou trazendo filmes bastante populares, mas que de fato me emocionaram muito e nunca mais saíram da minha cabeça. Amo todos. :) E quanto a vocês: Qual filme conseguiu fazê-los chorar de verdade?

Beijinhos, até o próximo post! :*



4 comentários:

  1. Oi Lety, tudo bom?
    Quanto tempo! HEHEH como anda a vida?
    Eu vi seus outros posts mas tive que comentar esse aqui.
    Eu sou uma manteiga derretida pra filme..choro muito fácil..ás verzes mesmo já conhecendo o filme.
    Na sua lista eu acrescentaria Á Espera de um Milagre...é impossível não chorar feito um bezerro desmamado nesse filme por causa do negão u.u
    " Não cubra meu rosto, chefe. Eu tenho medo do escuro."
    Ai a cena da morte foca nos olhos lindos do Tom Hanks cheio de lágrimas.
    Poxa aquele doeu até o fundo da alma.
    E Sempre ao Seu Lado..nossa eu fiquei com o rosto inchado de tanto chorar...como vc disse a cena que dói é ver depois de 9 anos o cachorro indo na estação..sozinho.
    Vc flaou da cena que a esposa do cara abraça o cão..eu acrescento também a cena do amigo japonês dele que chega perto do cachorro e fala:
    - Hachiko, ele não vai voltar. Mas, se é isso que você acha que tem que fazer, deve fazer.
    E o cachorro parece entender.
    Tenho medo de ver esse filme de novo porque sei que vou chorar loucamente.
    Eu não sabia uqevc curtia Trinity Blood! Gosto muito da história. O mangá é fantástico, pena que está parado. E é aquilo..cos

    de TB tem que ter condições de fazer porque não é fácil...uma colega minha fez a Rainha Esther, uma loucura! Mas ficou lindo.
    Não é? É um caso revoltante mesmo...eu vejo tanto relato de estupro que chego áconclusão que 80 % das mulheres jáforam

    estupradas, é algo absurdo..e essas leis demerda...sempreprotegendo criminoso, auxiliando criminoso, cuidando decriminoso..mas

    da vítima não há nenhuma ajuda dos direitos humanos! Por isso queeu odeio os direitos humanos.
    Acredita queeu nunca li a biografia de ninguém? hehehehehhe que tenso isso.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tsu! Muito tempo mesmo, ahsuahsuahsuhaushuasa. xD
      Eu tô a fim até de colocar umas menções honrosas nesse post, porque lembrei de outros filmes que me fizeram chorar. Mas não adianta, nenhum tem o poder que "Sempre ao Seu Lado" tem sobre mim. Eu fico desidratada, quando assisto. :P Na cena do amigo japonês que você mencionou, pra mim o cachorro entende mesmo o que ele tá falando. Também tem a cena do dia da morte do professor, em que o Hachi parecia não querer que ele fosse trabalhar, tem a cena da filha do professor tentando fazer no Hachi a massagem que o professor fazia, antes de ir pro funeral... tem várias cenas emocionantes. Ah, e pesquisei sobre o cachorro que baseou a história, o Hachiko, e soube que ele teve um "funeral" lotado quando morreu, e que os ossos dele foram enterrados em um pequeno túmulo ao lado do do túmulo do professor. Demais, não? Fiquei bem emocionada, quando soube.

      Saber que 80% das mulheres já foram estupradas/abusadas é algo terrível, mesmo. Isso torna o estupro um problema de todas nós, dá a certeza de que corremos o risco em cada vez que colocamos o pé pra fora, seja pra trabalhar, ir em uma festa ou ir comprar pão - sem falar no risco que também corremos dentro de casa. Tudo isso, e mais a certeza de que seríamos desacreditadas. É aterrorizante.

      Beijinhos.

      Excluir
  2. Quando eu assisti The Mist amei o final, é o que espero das obras do King essa "realidade dura", todos aqui em casa odiaram, Sempre ao Seu Lado e Marley e Eu chorei litros d'água.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu pirei com "The Mist". Aquilo me pareceu de um estranho realismo, e ao mesmo tempo me passou uma sensação de desesperança tão grande, que fiquei mal por mais de uma semana. :P "Marley & Eu" e "Sempre Ao Seu Lado" sãos hours-concours, né? Impossível não chorar.

      Beijinhos.

      Excluir