domingo, 20 de outubro de 2013

Especial: O Morro dos Ventos Uivantes

Boa tarde, gente! :D
Meus últimos dias têm sido bem corridos. É um tal de escrever aqui, ver filme e animes ali, trabalhar, dar atenção pros mores... Hehe. Como hoje tive um domingo ocioso, decidi atualizar. E o assunto é uma história que é uma das paixões da minha vida. <3

O Morro dos Ventos Uivantes é um romance inglês, escrito pela Emily Brönte em 1847. Considerado um clássico, teve várias adaptações para o cinema e uma  para a televisão. Hoje vou falar sobre o livro, e sobre o filme que eu assisti. =)


O Livro


Admito que não sabia nada sobre a história antes de ela ser mencionada em Eclipse, da Stephenie Meyer. O livro é um dos favoritos da protagonista Bella, que em uma passagem chega a dizer que "o amor entre Catherine e Heathcliff é a única coisa que os salva." Bella tem razão. Cathy e Heathcliff são anti-heróis, e é justamente isso que os torna tão fascinantes.

Uma das coisas que acho muito interessante em O Morro dos Ventos Uivantes é a narrativa. Ela não é linear, e começa com a chegada do Sr. Lockwood à mansão do título, a fim de falar com o atual dono do local sobre o aluguel da Granja dos Tordos. Esse dono é o protagonista, Heathcliff. E após ficar curioso com a personalidade daquele homem sombrio, Lockwood convence a criada, Ellen Dean, a contar sobre ele. E é assim que Ellen - chamada de Nely pela maioria dos personagens - narra a saga das famílias Ernshaw e Linton, contando toda a história de paixão, dor e vingança que atravessou duas gerações.

Rico em detalhes e muito bem amarrado, o romance prende do início ao fim e nos faz lamentar o fato de Emily Brönte ter escrito somente ele. Brönte consegue nos envolver de tal maneira, que é como se aquelas pessoas realmente tivessem existido, é muito fácil visualizá-los. Heathcliff é um homem amargo, cruel, possessivo, só pensa em se vingar e é doentio a ponto de fazer isso na geração seguinte, não poupando sequer o próprio filho. Catherine, por sua vez, é mimada, voluntariosa, passional e tão cruel quanto Heathcliff, quando julga necessário. Em comum, eles tem a intensidade. É incrível como são complexos e cativantes, e como a paixão entre eles consegue comover e até "justificar" as atrocidades que Heathcliff cometerá no futuro. Eles amavam apenas um ao outro, e a si mesmos. Todos os outros personagens são apenas coadjuvantes desse relacionamento obsessivo e perigoso.

Como Catherine morre no meio da história, é Heathcliff quem passa a comandar a segunda fase, movimentando a vida de todos que o cercam em torno de seus desejos sangrentos. Ele não tem compaixão por ninguém e não volta atrás em nada, mas também sofre horrores e chora por sua amada, o que o torna humano. Fazendo uma comparação infame, Heathcliff seria aquele bad-boy que nos causa medo e ao mesmo tempo nos seduz. Tem um final digno ao finalmente se juntar a Catherine na eternidade, e apesar de termos lido toda a sua maldade ao longo das páginas, seus sinais de dor e arrependimento pouco antes de morrer nos fazem perdoá-lo instantaneamente. Por mais estranho que pareça, ao ler a última cena, sobre o túmulo de Heathcliff ao lado do de Catherine, fechei o livro com uma sensação de paz. Talvez seja uma espécie de consolo, por ver até mesmo o mais gelado dos corações se entregando ao amor, sem restrições. E por mais destrutivo que esse sentimento tenha se mostrado para Heathcliff, é impossível não se apaixonar pela história. E pelo casal estranho, torto e inegavelmente belo.


O Filme

 

Já ouvi falar de no mínimo 6 adaptações para O Morro... , mas a que me chamou atenção de cara foi a de 1992. Pela fotografia belíssima e, principalmente, por ver nos trailers um Ralph Fiennes lindo e cabeludo (<3), interpretando um Heathcliff maravilhoso e selvagem *suspiros profundos*.

Ahém. Tentei assistir pela internet, mas não consegui ¬¬ . Como não ia sossegar enquanto não assistisse, fui às locadoras e peguei o bendito. E não fiquei nada menos que apaixonada. Esse filme foi produzido no Reino Unido e dirigido pelo Peter Kosminsky, e ficou tão fiel que emociona os fãs do livro só por isso. :´) Juliette Binoche interpreta a protagonista Catherine Ernshaw e também a filha dela, Cathy Linton. E é ótima nas duas. Além da diferença física - a primeira tem o visual natural da atriz, e a segunda é loira e tem olhos azuis -, elas também são distintas pelos gestos e pela expressão. Catherine é altiva e tem um eterno ar de curiosidade e malícia. Cathy é suave e tem um olhar doce e inocente, o que condiz perfeitamente com ela, já que a personagem é nada mais que uma vítima da situação.

Quanto ao Heathcliff do Ralph Fiennes... ele é um caso a parte. Embora não seja fisicamente parecido com o do livro, ele está entregue ao personagem de um jeito, que você o olha e diz : É o Heathcliff. O olhar intimidador está ali, a expressão dura no rosto, a acidez das palavras, a total falta de hesitação em assumir suas intenções absurdas. Fiennes fez um trabalho perfeito, tanto na primeira fase, em que é apenas um rapaz bruto, sem instrução e humilhado constantemente, quanto na segunda, em que está rico, bem vestido, seguro, e com sua natureza má finalmente desenvolvida e assumida. E, não posso deixar de comentar: O ator está simplesmente lindo. Eu não trocaria aquele Heathcliff nem por mil Edgar Lintons *o*. Hehehe.

Poucas vezes vi adaptações para o cinema que ficaram tão fiéis à obra original. Essa é. Claro que não dá pra reproduzir palavra por palavra e cena por cena (ou teríamos um filme de cinco anos, LOL), mas o livro de Emily Brönte não foi "mutilado", como a maioria é. Todo o necessário está ali, da infância dos personagens principais ao final parcialmente feliz graças ao amor que nasce entre Cathy e Hareton (outro personagem fundamental, que também ganhou meu coração na interpretação do gatíssimo Jason Riddington). Não conheço as outras adaptações, então não posso falar nada sobre elas, mas digo sem sombra de dúvidas que O Morro dos Ventos Uivantes de 1992 entrou para a minha lista de filmes favoritos. Fez jus a um dos livros que eu mais amo. ^.^


É isso, gente. :D Espero que tenham gostado da postagem, e corram para ler o livro e ver esse filme. Vale muito a pena. =)


Nenhum comentário:

Postar um comentário