terça-feira, 21 de abril de 2015

Projeto: "Ah, branco, dá um tempo!"


"-São os negros que odeiam os brancos." "-Negros são mais racistas que os brancos." "-Negro, quando não caga na entrada, caga na saída." "-Fez serviço de negão." Se você já ouviu pelo menos uma dessas besteiras (e com certeza já ouviu/leu), ou alguma outra fase no mesmo estilo, talvez entenda o movimento que estou citando nesse post. Mas se isso não for suficiente, acredito que apenas ler os cartazes das fotos já irá despertar algo em você.


O projeto "Ah, branco, dá um tempo!" é da Universidade de Brasília e inspirado pelo projeto "I, Too, Am Harvard." ("Eu também sou Harvard"), criado por jovens negros da Universidade de Harvard, nos EUA. Essa versão brasileira, idealizada pela estudante de Ciências Socias Lorena Monique, de 21 anos, tem o Tumblr como maior forma de divulgação, e falar sobre a importância da Lei de Cotas é o principal objetivo da campanha - que é excelente. É com os jovens segurando as plaquinhas com frases que  já ouviram saindo da boca de brancos, que percebemos o quando essas frases que um dia naturalizamos são cruéis, mesmo aquelas travestidas de "piadas". Vejam algumas fotos (é de dar nó na garganta), que eu me vi obrigada a comentar:

O "gênio" que falou isso é quem deve estar 
mortalmente constrangido, nesse momento...

Não, idiota, ela vai guardá-lo na gaveta e recolocá-lo só 
quando chegar em casa, só para não ofender você. ¬¬

E quer o que, uma medalha?

Sem comentários...

Mas gente... *.*

A que ponto chega a escrotice do ser humano...

Mais fotos podem ser vistas pela internet a fora, e devem ser compartilhadas - quanto mais essa campanha se espalhar, melhor! E clicando aqui, você acessa o Tumblr do projeto, e assim o conhece melhor. Tá esperando o que?

Xoxo. :*

4 comentários:

  1. eu confesso que já fui contra cotas raciais, pelos mesmos motivos que muitos gostam de repetir por aí feito papagaios treinados "vai estudar, tem gente que consegue, pq negro não conseguiria?" ¬¬ mas hoje sei que são falácias. A questão é muito mais profunda, mais problemática do que isso, e apoio as cotas. excelente projeto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também já fui contra as cotas, mas é bem como você disse - a questão é bem mais profunda do que parece. :) Beijinhos. :*

      Excluir
  2. Que projeto incrível <3
    Precisamos de muito mais projetos assim pra finalmente deixar esse racismo de lado vir à tona e ser criminalizado.

    Beijos!
    Tribo Alternativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei esse projeto incrível, porque ele sensibiliza. Não há quem não bote a mão na consciência, ao ler a frases ridículas escritas nos cartazes dessas pessoas. Tô torcendo para que o projeto cresça cada vez mais! ^.^

      Excluir