segunda-feira, 26 de maio de 2014

O velho (e tolo) preconceito entre mulheres



Nem sei se a palavra é exatamente essa - preconceito. Ou melhor, é, mas não acho só isso. A ideia de escrever sobre isso me veio justamente após ler um texto muito franco da Giovanna Ferrarezi, justamente porque aquelas palavras me fizeram pensar - e deu até uma dorzinha no coração, de verdade.

Eu nunca escondi que sempre me entendi melhor com amigos homens. Mesmo tendo que lidar com as "segundas intenções" (cacete, que expressão velha) de alguns no início, todas as vezes em que deixei as coisas claras e uma amizade verdadeira nasceu, foi maravilhoso. Ter amigos homens é uma delícia, é um barato, eles pegam no seu pé no que mais te irrita, mas ao mesmo tempo te protegem feito um bibelô, e - melhor de tudo - te deixam beeeem safa, pra identificar e lidar com os canalhas que se aproximarem. É maravilhoso ter esses "cavalheiros de armadura de latão ouro" por perto, e quem é como eu e tem amigos homens, sabe do que tô falando. O lado feio da história é a mania que algumas tem de desprezar as amigas mulheres, por conta disso. Não desprezar no sentido de tratar mal ou algo do tipo, mas, sabe aquela coisa de "amigos homens são muito mais confiáveis", "amigas mulheres competem entre si", "amiga mulher paparica na frente e detona pelas costas" ? É tipo isso, essa ideia que em algum momento da vida se instala em nossas cabeças, e faz com que a gente não confie mais nas nossas semelhantes.

É claro que isso existe, é claro que sempre vai ter aquela garota que finge ser sua amiga, e quando você não tá perto dá em cima do seu boy magia. Mas também é claro que nem todo amigo homem vai ser 100% confiável, do tipo que você pode ficar bêbada e desabar perto dele, sabendo que vai acordar segura, vestida e inteira. Existem pessoas com e sem caráter, e não é o sexo que determina isso. Essa ficha começou a cair quando eu, uma feminista convicta, percebi que até pouco tempo atrás ainda olhava com desconfiança para toda garota que era legal comigo. E senti vergonha porque, gente, isso é um puta machismo. Assim como é um puta machismo achar que a amizade entre dois homens seeeempre é mais verdadeira que entre duas mulheres. E digo isso com certeza, porque a quantidade de vezes em que fui cantada por algum amigo dos meus namorados/peguetes não tá no gibi.

Não estou pregando um culto de extinção à amizade entre seres de sexos diferentes, até porque quando isso é verdadeiro, é uma experiência linda e pra vida toda. Mas que tal abrir a mente? Eu mesma preciso fazer isso, preciso deixar de ser preguiçosa e recrutar mais garotas pro meu exército. E por que não começar com aquela amiga do colégio, daquele grupo de garotas que sempre andavam juntas, mas acabaram se afastando depois da formatura? Ou aquela garota que sentava do seu lado e atualmente você quase não vê ou conversa, mas que vocês fazem a maior festa, quando se encontram por acaso no shopping? Ou aquela vizinha com quem você brincava quando criança, mas que durante a puberdade vocês descobriram que se "odiavam"? Que tal puxar um papo com ela, um papo despretencioso e limpo, deixando pra lá pinimbas da época de guria retardada adolescente?



Garotas, vocês precisam se unir, precisam dar as mãos  e se divertirem juntas. E principalmente, parem de chamar umas às outras de vagabundas. Porque se vocês fizerem isso, estarão dando permissão para que os homens façam o mesmo.

6 comentários:

  1. oieee (é a Amanur, essa porcaria do blogger nao me permite mais usar o openID)!! olha, eu tava conversando com a minha irmã sobre isso, esses dias. Ela é bem como tu, tem mais amigos homens do que mulheres, e por todos esses motivos que tu citou! mas ultimamente ela anda insistindo nesse negocio de arrumar mais amigas mulheres. Ela quer pq quer! Só que ela andou tomando uma bolada nas costas de uma guria, que ela tinha simpatizado, por causa de um boy magia (digo, a faca nas costas foi por causa dele). Por que diabos mulher tem que ser assim? E minha irmã nao tava nem aí pro cara, mas a guria se encarnou nele, com unhas e dentes, e só falta rosnar pra minha irmã quando falam no dito cujo. Mas não sei pq raios minha irmã insiste em querer fazer amizade com a guria. Não sei se é pq eu sou mais individualista, nunca fui de ter muitos amigos, realmente (e já sofri com isso, e as vezes ainda sofro, embora que de modo mais moderado)... mas não consigo entender esse desespero por estar rodeado de gente. Essa coisa é tão forte, que vejo algumas pessoas (não só a minha irmã) forçando amizades que não existem. Me parece que as pessoas não sabem viver sozinhas,, ao mesmo tempo em que não conseguem mais conviver umas com as outras (pq os relacionamentos estão cada vez menos duradouros?!)...e, tem todas essas briguinhas por mixarias... sei lá, é uma coisa de louco. As pessoas não sabem ficar só, mas também não conseguem conviver umas com as outras... As pessoas andam num frenesi por apego às coisas, num quase egoísmo pelos seus bens, não apenas materiais, pq querem as coisas e pessoas só para elas, e ao mesmo tempo querem compartilhá-las, mas sem compartilhar...é louco! Não sei também se me fiz compreender aqui! :p Mas concordo contigo, não só as meninas, de modo geral, como todo mundo deveria ser mais unido e cooperativo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Amanur! Que bom te ver aqui! :)
      Sabe, eu acho que o ser humano tá cada dia mais louco - e, como você sabiamente disse, não quer viver sozinho, mas também não consegue conviver com o próximo. Existe uma carência muito grande hoje em dia, mas a carência não é de carinho, é de atenção. E aquela mais supérflua, a de ganhar curtidas, de parecer "o cara", "o popular". Acho até que vem um pouco daí a competitividade que nasce entre as pessoas, não só entre "rivais" e amigos, mas também entre familiares.

      Quanto à sua irmã... situação complicada. Eu também ando meio carente de amigas mulheres, mas as de verdade, e não as competidoras que citei. Essa "amiga" da sua irmã é mal intencionada, e mesmo que elas se aproximem, uma hora ela vai tornar a aprontar alguma. Acho que o ideal é que ela se aproxime de gente realmente legal, ou no mínimo se aproxime de pessoas que nunca a magoaram de nenhuma maneira. Todo começo de relacionamento é pisando em ovos, tanto com amigos quanto com namorados. O segredo é ir devagar, pra identificar qual é... ;)

      Isso que você disse sobre o "forçar" uma amizade, um sentimento que não existe, é o que mais tem se visto. É aquela velha história do "Eu te amo" que virou "Bom dia": Pessoas que acabaram de se conhecer já viram melhores amigas de infância, e casais com uma semana de namoro já fazem juras de casamento e amor eterno. ¬¬ Cara, isso me dá uma irritação tão grande! Banalizam completamente sentimentos que levam anos pra se firmar. Dá raiva.

      Beijinhos. :*

      Excluir
  2. Nossa véi , vc ta totalmente certa , pq na mente das adolesentes existe uma coisa chamada " amiga temporária " , a pessoa é sua bff fica tipo que um ano vc e ela grudada e de repente vc perceba q ela ta perdendo a intimidade com vc e acaba virando mais sua colega , é como se fosse uma bff diferente anualmente ou mensalmente , é disso q eu não gosto , prefiro ter amizade com todo mundo pq se vc fica grudada somente com um grupinho de amigas , depois q elas te abandonarem vc vai fica sozinha e nunca terá a intimidade que teve com suas outras " amigas " , aprendi isso do pior modo :p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem isso. Além dos relacionamentos "superficiais" que citei no comentário acima, também vejo acontecer de algumas pessoas andarem só com um(a) amigo(a), como se não precisasse de ninguém. E também tem aquelas amizades que são igual a namoro de gente imatura, não querem "dividir" a pessoa com ninguém. Resultado: quando acaba, a pessoa fica completamente sozinha e perdida, sem saber pra que lado correr.
      Eu concordo com você, é preciso ter um grupo de amigos, e não um só. Por mais que a afinidade maior seja só com uma pessoa, a gente não pode ficar loquiando e se fechando em um mundo paralelo, tem que procurar mais amigos que combinem com a gente e se dar bem com eles. =)

      Beijinho.

      Excluir
  3. adorei o post o texto, e o blog beijos ♥

    ResponderExcluir