sábado, 22 de fevereiro de 2014

O Clube dos 27


De todos os assuntos que fascinam a humanidade, a morte com certeza está entre os primeiros. Tanto por quem adora falar sobre ela quanto por quem a vê como tabu, tanto por quem a desafia diariamente quanto por quem treme de medo e tem taquicardia só de imaginar, a morte, como diria Steve Jobs, "é a única certeza da vida." E aí entramos em questão filósoficas: Por que temer algo que não pode ser evitado e vai acontecer, mais cedo ou mais tarde?

Morrer jovem é um dos grandes medos da maioria das pessoas. Por outro lado, ninguém quer ficar sofrendo em cima de uma cama. Ninguém quer o sofrimento, mas ninguém quer morrer rápido. Entendem a complexidade do assunto? A verdade é que ninguém quer morrer, mas a grande maioria também não quer viver - pelo simples fato de levar tudo em banho-maria e não fazer absolutamente nada para o mundo. Viver uma vida em vão não é nada além de sobreviver. E sobreviver não é nada além de esperar a morte. Qual o sentido de nascer e crescer sempre esperando a morte?

As pessoas da lista que trago hoje morreram muito cedo, todos de forma trágica e deixando uma legião de fãs inconsoláveis, mas todos deram uma grande contribuição ao mundo: Seu talento. O famoso "Clube dos 27", um mistério que permanece até hoje: há quem tente dar explicações científicas - afinal, 27 anos é uma idade difícil, em que não se é velho mas também não é adolescente, e a atribulada vida na mídia aliada a inconsequência e aos abusos acabaram por bater os pregos do caixão dessa turma. Há quem vá mais longe e jure que se trata de uma maldição, ou mesmo um pacto com o coisa-ruim que esses artistas possam ter feito, em troca de sucesso. Há várias teorias da conspiração espalhadas na internet, algumas interessantes e outras de gargalhar, mas aqui vou falar de alguns dos ídolos que morreram aos 27 anos, do mais antigo ao mais recente:

7. Robert Johnson

"Fundador" do clube, morreu em agosto de 1938. Cantor de blues, sua morte não foi esclarecida até hoje - a versão mais conhecida (e plausível) é envenenamento em um bar, após flertar com a mulher do dono do local. A hipótese de que teria vendido a alma ao diabo em troca de seu talento na guitarra também é bem popular.

6. Brian Jones

Um dos fundadores da banda Rolling Stones, foi encontrado morto na piscina de sua casa, em 3 de julho de 1969. Embora a Certidão de Óbito esteja registrada como morte acidental, Brian era um excelente nadador, e até mesmo um possível assassinato permanece sob suspeita. O consumo excessivo de drogas fez com que ele fosse convidado a se retirar da banda, pouco tempo antes de sua morte.

5. Jimi Hendrix

Considerado por muitos o maior guitarrista de todos os tempos, morreu asfixiado no próprio vômito em um quarto de hotel, em 18 de setembro de 1970. Na época, consumia drogas e bebidas sem a menor moderação.

4. Janis Joplin

A talentosíssima  cantora  morreu em 4 de outubro de 1970. Faleceu em Los Angeles, Califórnia, vítima de uma overdose de heroína. Além da grande perda que foi para o mundo da música, Janis é uma das minhas favoritas da lista.

3. Jim Morrison

Ex-vocalista do The Doors, morreu em 3 de julho de 1971, em Paris. Encontrado na banheira de seu apartamento, o relatório acusa um ataque cardíaco como causa do óbito. Mais de 40 depois, teorias sobre overdose e assassinato ainda circulam.

2. Kurt Cobain

Sou suspeita pra falar, porque sou apaixonada por ele *-*. Fundador, vocalista e guitarrista do Nirvana, Kurt faleceu em 8 de abril de 1994. Foi encontrado em sua casa em Seattle, com uma espingarda apontada para o queixo. Apesar da tocante carta de suicídio (versão oficial), muita gente acredita que foi assassinato - e francamente, também tenho minhas dúvidas. Além do talento e da voz deliciosa, Kurt era lindo feito um anjo.

1. Amy Winehouse

Caçulinha do clube, Amy deixou esse mundo em 23 de julho de 2011. Apesar de ser uma das vozes mais poderosas de sua geração, ela também tinha um extenso histórico de abuso de álcool e drogas, chegando a ter sido internada várias vezes. Com seus vestidos justos, maquiagem e cabelo bem marcados e várias tatuagens, era também um ícone de estilo. 


Sobre as teorias da conspiração sobre o "Clube dos 27"... bem, não tenho uma opinião formada sobre o assunto. Acho tudo muito fantasioso, mas ao mesmo tempo tudo é estranho demais para ser coincidência. Acredito que as teorias de maldição só tenham ganhado força a partir da terceira morte, e obviamente as que vieram posteriormente corroboraram ainda mais a ideia. Por outro lado, a vida desregrada dessas pessoas é inegável - o que não julgo de forma alguma. Por ter se suicidado, Kurt é um dos mais criticados de todos (em breve escreverei sobre isso), mas como diz o ditado, "cada cabeça, uma sentença". Ninguém pode saber o que se passa na mente de seu semelhante, para o compreender por completo suas atitudes. Então, acho que independente de qualquer coisa, devemos reconhecer o talento desses músicos e a grande perda que suas mortes representaram para a arte. 



Galera, vou viajar durante o carnaval e semana que vem já  estou partindo, então talvez a próxima postagem atrase um pouco. De qualquer jeito, boa folia pra quem curte! Beijinhos. :*

2 comentários:

  1. Oi Lety!
    Quanto tempo que não nos falamos hein? Me chame no face!
    A famosa crise dos 27....é fato que a maioria dos que morreram nessa fase foi pelo consumo desenfreado de drogas. Me pergunto se logo o Justin Bieber vai figurar nessa lista (com base nos caminhos que ele anda tomando).
    Você sabia que o vampiro Lestat de Anne Rice foi baseado no Jim Morrison? =D
    Ah valeu por curtir meu cosplay do Mello! Eu estava realmente muito ansiosa pra fazer ele e quando coloquei os pés dentro do evento já fui abordada e elogiada para fotografar...e quando eu mostrava o chocolate (quer a foto com ou sem chocolate?) o pessoal adorava hhehe. É tão bom esse reconhecimento....e mesmo com o calor, adorei incorporar ele.
    O que notei na blogosfera é que muito blogueiro tá deixando os lbogs de lado não sou a única...tem o lance da desmotivação porque memso no sem tempo, a galera sempre dava um jeitinho..é a modernidade..o povo acha mais fácil falar num vídeo ou fazer um post rápido no face que já ganha likes. Eu também não tenho intenção alguma de fazer vlogs prefiro muito mais escrever hehehe. Mas acabei deixando o blog de lado e focando em outras coisas.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, Tsu.
      De fato, não há um só integrante desse clube que não tenha tido problemas com drogas e/ou bebidas. Seguindo essa premissa, o Bieber é mesmo um forte candidato a entrar, hein? Asahsuahushauhsua, #má.
      E não... eu não sabia que o Lestat havia sido inspirado no Jim Morrison. Puta merda, como eu não sabia disso? o.O
      Asuahsuahushaushuahsa, muito boa essa sua ideia do chocolate! Aposto que a maioria pedia fotos com o chocolate! :D Mas o cosplay ficou maravilhoso mesmo, parabéns. :)
      Uma pena que os vlogs estejam tomando conta, desse jeito. Mas a verdade é essa mesmo, os blogueiros que se mantém escrevendo são só os mais insistentes e fiéis à escrita mesmo, como nós.
      Beijinho. :*

      Excluir