quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Livro: A Outra Face

Boa noiteeee!
Meus últimos dias têm sido bem intensos, para o lado bom e para o lado ruim. A notícia boa é que consegui um novo trabalho, e tô sendo muuuuito feliz nele. A notícia ruim é que na semana passada  perdi minha avozinha, Clarice :(. Ela tinha 90 anos e já estava há tempos bastante debilitada - e inclusive pedia em suas orações saúde aos filhos e netos, e pedia a Deus que a levasse, pois já estava muito cansada. De certa forma, o que me consola é que ela descansou, depois de ter vivido bem e feliz durante muito tempo :/ . Ela também era a última filha viva de uma família de 16 (!) irmãos.  Isso me faz pensar o quão triste deve ser, você ir envelhecendo e vendo as pessoas que você ama indo embora. Ainda farei um texto sobre isso.

Enfim, a vida segue, e hoje vou falar de um livro que já li há algum tempo, mas só agora decidi escrever sobre ele porque estou sem pauta para o Blog. Se chama A Outra Face. Sim, Lady L lê Sidney Sheldon.


Com uma narrativa ágil e densa, A Outra Face pode facilmente ser lido em uma única noite de insônia. Nele, Judd Stevens, um psicanalista solitário, mergulhado no próprio trabalho e que aparentemente não dá motivo algum para ser perseguido por alguém, vê seu mundo mergulhar em um verdadeiro filme de terror quando sua secretária é brutalmente assassinada, por um anônimo que não deixou rastros. Quando um de seus pacientes também é assassinado, os acontecimentos ficam cada vez mais ligados e as evidências deixam tudo muito claro: Judd é o verdadeiro alvo do assassino. As investigações começam, e ao mesmo tempo em que o protagonista caça seu algoz, percebe que está sendo caçado por ele - e, pior de tudo, sem ter certeza de que pode confiar em quem está ao seu redor.

Eu não sou uma assídua leitora de romances policiais - já li Agatha Christie, mas a Agatha é tão popular que não conta, ausaushuahsuahsuahsa. Mas esse livro me fez rever meus conceitos. Ganhei ele de presente de um primo, e depois que comecei a ler, não consegui mais largar. Ele é muito bom! A tensão psicológica não deixa de estar presente em um só momento, com mais intensidade em algumas passagens e menos em outras, mas sempre cumprindo seu papel e nos transportando para dentro da história do azarado Judd. Ele sofre por pessoas que morreram, desconfia de tudo e de todos, não consegue se entregar ao amor que sente por uma mulher, e precisa lidar com seu medo o tempo todo. É impossível não sentir empatia por ele. E se em um belo dia você acordasse com a notícia de que duas pessoas do seu convívio morreram, e que você é um suspeito e, ao mesmo tempo, uma possível próxima vítima? Imaginem como seria ter medo de ir trabalhar, de ir ao supermercado, sair na rua sentindo que a qualquer momento um tiro poderia atingi-lo, ou uma bomba poderia explodir sua cabeça. Eu com certeza enlouqueceria em dois míseros dias nessa situação.

O fato de Judd ser uma psicanalista o embaralha ainda mais, e ajuda a colocar ainda mais fogo na história. Conhecendo a fundo doenças como paranóia e transtorno de personalidade, em dado momento ele passa a suspeitar até de si mesmo, desconfiando de que pode ter cometido assassinatos em um estado semi-consciente. E como o livro é do ponto de vista dele, temos a mesma percepção que ele tem das coisas, as mesmas surpresas e a mesma angústia, sem saber em que acreditar. A Outra Face é como andar no escuro e batendo em vigas, cada uma delas trazendo um novo fato e deixando sua marca. E os outros personagens, embora coadjuvantes, são interessantes e todos parecem esconder algo em seu íntimo. Sabe aquele jogo, Detetive? É tipo isso. Cada momento que passamos com essa trama é capaz de deixar nosso coração acelerado. 

A Outra Face é difícil de descrever com exatidão, até porque uma mínima coisa pode se tornar um spoiler dos grandes, se você se lembrar dela no momento certo. Mas o considero uma leitura obrigatória para quem gosta do gênero policial/investigação. Sidney Sheldon mais uma vez provou que é O Cara, na hora de contar uma história envolvente.

É isso por hoje, galere. Tô mega cansada porque voltei pra academia (esqueci de contar isso lá em cima xD), então não tive tempo de fazer uma resenha melhor. Mas valeu a dica. ;)

Beijinhos, até a próxima. :*


2 comentários: