quarta-feira, 24 de outubro de 2012

✬ Especial: Wicca ✬

Boa tarde, amadinhos de Chay Léty. :D

Minha última semana foi bastante turbulenta, com situações tensas em família, além de muuuito trabalho. Essa semana está sendo bem melhor, inclusive porque coisas inesperadas (e ótimas) aconteceram, me deixando feliz. =)

Sobre o post de hoje: Minha intenção era fazer uma resenha sobre um anime que estou assistindo, mas com todo o rolo que deu por aqui, acabei não conseguindo assistir tudo. Mas pretendo retomar de onde parei hoje mesmo, e se tudo der certo, minha próxima postagem será essa resenha. Mas hoje, aproveitando o clima de Halloween desse mês de outubro, vou falar um pouco de um assunto que me fascina: A "Religião das Bruxas", conhecida como Wicca.




A Wicca é definida como uma religião neo-pagã influenciada por crenças pré-cristãs e práticas da Europa Ocidental. Afirma a existência do poder sobrenatural (como a magia), e os princípios físicos e espirituais masculinos e femininos que interam a natureza. Crê tradicionalmente na Mãe Tríplice e no Deus Conífero, ou religião matriarcal de adoração à Deusa Mãe. Apesar do preconceito de muitos e da fama de "maligna", pensar que as "bruxinhas" são sinônimo de maldade  é um completo equívoco. Os adeptos da Wicca são contra qualquer agressividade, e sua principal Lei é a Tríplice - aquela que diz que devemos retribuir três vezes qualquer ato bondoso de alguém para conosco. Sabe aquela frase: "Te desejo três vezes tudo que você desejar para mim."? Acredito que venha daí. Outra coisa que vale salientar, é que os wiccans jamais matam ou mesmo prejudicam nenhum tipo de animal em seus rituais ou magias. Amam todos os animais, e respeitam a natureza como um todo (bem diferente de certas religioes supostamente cristãs, né? ¬¬). Ou seja, aquela história de "olho de salamandra e pé de sapo" é uma enorme balela, que não faz o menor sentido.

Outra idéia errada das pessoas, é a de que os wiccans cultuam o Diabo. Never. As figuras do Diabo e do Inferno se originaram do cristianismo, e nem sequer foram aplicados à Doutrina Wicca. Além disso, a Wicca é politeísta, assim como o Hinduismo e o Budismo - ou seja, não concebem apenas um único Deus.





Tradicionalmente, o Deus Conífero é associado à natureza selvagem, à sexualidade, à caça e ao ciclo da vida. A Deusa é tratada geralmente como "Deusa Tríplice", sendo uma divindade triádica composta de uma virgem, uma mãe e uma anciã, associadas respectivamente à virgindade, à fertilidade e à sabedoria. Além dos cinco elementos físicos tradicionais (ar, água, terra e fogo), a Wicca acrescenta o quinto elemento, o Éter (Espírito), que une todos os quatro elementos. Uma das explicações para esse conceito foi criada pela wiccana Ann-Marie Gallagher. Ela usava como exemplo uma árvore, que é composta de terra (solo e matéria vegetal), água (seiva e umidade), fogo (fotossíntese) e ar (criação de oxigênio e dióxido de carbono), que se acredita serem unidos pelo espírito.

Eu fui criada no catolicismo, mas não sou praticamente, e o que mais gosto é de estudar sobre essas religiões mais alternativas, especialmente o Espiritismo de Allan Kardec e a Wicca. O fato de essas serem as duas religiões que mais respeitam a natureza e as diferenças, fazem com que elas sejam minhas favoritas. Eu inclusive tenho O Evangelho Segundo o Espiritismo (espécie de "Bíblia" dos espíritas), que ganhei de presente, e vários livros sobre Wicca, além de alguns de seus símbolos (Pentagrama, Bola de Cristal, Athame, incensos e diversos cristais), que compro em lojas de artigos esotéricos (sou apaixonada por essas coisas. *.*).


Então é isso, meu resumo sobre a Wicca é humilde, mas é de coração (#Aloka). Quem não conhece ou acha que "é tudo coisa do Demo", conheça melhor, pois é de uma beleza ímpar, independente de qual seja a sua crença. Vamos abrir a cabeça, né, pessoal? ;)



Fontes de pesquisa: Wikipédia e HypeScience.

4 comentários:

  1. Oi Lety!
    Adorei seu post sobre a wicca. Muitos fanáticos religiosos do evangelismo ainda são bem preconceituosos com essa crença que é tão bela, gentil e feminina. Tenho uma grande amiga que é e todas as pessoas que conheci e que eram wiccanos sempre foram ótima gente.
    Eu só não adentrei na religião porque me decidi ser anti-religião e anti qualquer crença. Mas claro que a wicca e demais do paganismo em geral, tenho predileção.
    Ah valeu por ter curtido o post da viajem, contendo fotos turísticas e claro, fotos da minha primeira dupla cosplay - coisa que amei fazer. Olha...quando nosso amigo nos viu com cosplay masculino...tadinho! Ele pensou que eu iria com um dos meus cosplays de loiraça e minha amiga com algum semelhante jkkkkk. Mas foi divertido..ele demorou segundos para me reconhecer.
    Não prove o Onigiri! Vc não está perdendo nada, te garanto! Melhor comer o bolinho de arroz brasileiro mesmo. ahsash eu sempre como algo nos eventos mas normalmente é um salgado ou nos eventos de SP o famoso pastel massa e óleo (pq recheio é raro ahsahshash).
    Eu ainda quero comprar mais duas perucas: uma channel vermelha e uma verde limão lisa comprida..mas preciso ver como anda os ritmos e companhias para eventos.
    Olha, eu até queria asssitir Camisinha Assasina..aposto que ia dar altas gargalhadas. Falando em assistir...sabe o que consegui baixar e ver? Uma Escola Atrapalhada! \o/
    Meninaaaa!! O Supla tá um divo nesse filme kkkkkk. O cara tem estilo..e até é fofo ele fazendo par com a Angélica. O egal é ver o povo naquela época, tipo o Selton Mello e o grupo Polegar kkk. Filminho tosco mas muito bom! Ainda faço resenha!
    Até estou com a música da introdução na cabeça kkkk.
    Atualmente, um filme como Holocausto Canibal nem seria permitido ser produzido, certeza. E falando e mfilme assisti um chamado Projeto Dinossauro que usa auwlee recurso como se fosse documentário, com os atores segurando as câqmeras, tipo Bruxa de Blair, sabe? Incrível como esse tipo de abordagem sempre funciona e todos os filmes feitos assim são intrigantes.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi, Tsu!
    Pois é, a Wicca é muito linda, né? E o preconceito é algo que me irrita, mesmo. É triste, mas o preconceito não só contra outras religiões, mas também contra homossexuais, por exemplo, está principalmente nas Igrejas Católica e Evangélica - as duas que ainda tem mais adeptos. Nem gosto de polemizar em relação à religião, porque é igual a c* (rsrsrsrs), cada um tem o seu, mas o Espiritismo e a Wicca me atraem mais justamente por isso: O respeito à natureza e às diferenças.
    Então finalmente assistiu "Uma Escola Atrapalhada"? Aashauhsuashau, que máximo!
    Esse estilo "falso documentário" é mesmo garantia de sucesso, né? Vide "A Bruxa de Blair",e a franquia "Atividade Paranormal". Se não me engano, "Rec" também tem esse estilo.

    Beijos. :*

    ResponderExcluir

  3. Oi Lety!
    Claro que me lembro daquilo que você contou, sobre o lance e tudo o mais. E no fim..o que aconteceu depois de tudo? Continua na mesma? Ou houve algumas alterações? Rs
    E caramba! Estavam assistindo HOTD? Ser[a que a série teve alguma influência acerca do assunto? Kkkkk. Olha, reveja a série...quem sabe isso não ajude á ter um “replay?” kkkkk.
    De fato, eu gosto muito da wicca e, como disse, do paganismo em geral. É uma religião com o foco na mulher, na época elas detinham o poder hohohoh. Mas fora isso tem todo o conceito de compreensão com a natureza e também com osa outros povos, ao contrário do que ocorre com uma certa religião popular aqui no Brasil hoje em dia... sabe eu nem condeno mais tanto a Igreja Catolica. Ela está super mais branda agora. Digo porque percebo isso em muitos conhecidos que são cristãos. Os piores são mesmo os evangélicos, que ficam condenando tudo. É que nem outro dia vi uma propaganda infantil evangélica criticando o Halloween, falando que, quem comemora está traindo Deus. Vê se pode isso! Eles lobotomizam a cabeça das crianças! A Católica não faz isso que eu saiba. Com excesssão de uns extremista mas tem muito católico que deixa seus filhos comemorarem numa boa.
    Olha pelas críticas, a idéia de filmes estilo “documentário” já não são bem vistos não. Muitos são considerados ruins pois seguem o estilo apenas para mascarar as inúmeras falhas da produção.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. wicca, também e conhecido como um tipo de bruxa que são estritamente voltados para a natureza.

    ResponderExcluir