segunda-feira, 2 de abril de 2012

*Arte (muito) bizarra*

Boa tarde, my loves. Como vão?

Gente, o post de hoje é perturbador, rsrsrs. Alguém já ouvir falar em Photos Post Mortem? Não? E o filme Os Outros, com a Nicole Kidman, assistiram? Então, quem assistiu certamente se lembra da cena em que a personagem de Nicole encontra em livro com fotos em que as pessoas estão todas "dormindo" e, intrigada, pergunta à governanta o porquê daquilo. Quando a criada responde que eles não estão dormindo, mas sim mortos, a patroa obviamente toma um susto e ordena que o livro seja retirado da casa. O desfecho do filme explica tudo...

Então, na época em que assisti o filme não pesquisei o assunto, mas a pouco tempo atrás ouvi falar sobre  um costume do século XIX, onde famílias costumavam fotografar seus entes queridos depois de mortos (WTF?!). Criar álbuns com fotos dos familiares e amigos mortos, era uma espécie de negação da morte, ao mesmo tempo que as fotografias tornavam-se recordações guardadas pela família para se lembrar daqueles que se foram. E o objetivo era que os cadáveres parecessem vivos ou dormindo, então eram usados cadeiras com calços, estacas de madeira por dentro das roupas para mantê-los em pé... Enfim, uma doideira assustadora.

Encontrei algumas fotos com essa arte inusitada. Vê-las traz uma mistura de sentimentos como medo, repulsa e ao mesmo tempo tristeza. Vejam só:

                                             Pai e filho, AMBOS mortos. o.O
                                Conseguem indentificar o morto? Não é o velho, é a menina do meio.
                                                  As fotos com crianças são as que mais me chocam.
                                      O garoto está morto, mas foi colocado numa posição em que "abraça" a irmã  mais nova. Fiquei com dó da menina, gente, a apreensão dela é notável.  
                               Todas as moças da foto estão mortas. O site que publicou diz que a que está virada pra trás estava com o rosto desfigurado.
                                          Por incrível que pareça, a garota que está morta é a de pé. o.O

Acho complicado julgar pessoas que viviam em outro século, pois tinham cultura e mentes completamente diferentes. Mas cá pra nós, isso é tipo de coisa que arrepia dos pés à cabeça, não? É o tipo de "moda" que a gente reza que não volte nunca mais.

Aí tem mais um vídeo que encontrei no Youtube, mostrando várias fotos dessas, com uma maldita musiquinha F.D.P.* no fundo. Dica: Não assista sozinho. xD


PS: Li que o E-bay vende essas fotos por fortunas em leilões para colecionadores. É, tem gosto pra tudo. Já a pessoa que vos escreve exlcluiu todas as fotos do computador após terminar o post xD. #Medo. o.O

Nenhum comentário:

Postar um comentário