sexta-feira, 2 de março de 2012

*Ana, Manu e Rodrigo*

Sim, hoje eu, uma otaku incorrigível, vou falar de uma novela. Simplesmente porque, dessa novela, vale a pena falar, e até mesmo um otaku assistir.


A novela A Vida Da Gente, da autora novata Lícia Manzo, acabou hoje quebrando tabus. Pra quem não assistiu, a história se passa entre as irmãs Ana (Fernanda Vasconcelos) e Manuela (Marjorie Estiano), que foram criadas junto com Rodrigo (Rafael Cardoso), filho do então padastro. Ana e Rodrigo se apaixonam na adolescência e ela engravida, dando à luz Júlia (Jesuela Moro). Devido a uma penca de problemas familiares, que incluem uma mãe completamente pirada da cabeça, Ana esconde a gravidez de Rodrigo e termina com ele, mesmo sob os protestos de Manuela, que não concorda com as atitudes da irmã. Algum termpo depois - quando Rodrigo já desconfiava que tinha uma filha -, Ana decide deixar a mãe biruta falando com as paredes, pega a filha, a irmã e se manda contar a verdade a Rodrigo. Mas a vida é uma caixinha de surpresas (dããã...), e no meio do caminho, as três sofrem um grave acidente de carro, que deixa Ana em coma por quatro anos (!).

E enquanto Ana dorme, Manu conta a verdade a Rodrigo, que passa a criar a filhinha com a ajuda da então cunhada. Mas com o tempo passando e a certeza de que Ana não acordaria, Manuela e Rodrigo acabam se aproximando na dor, e sim, eles se apaixonam. Isso depois de Ana presa em uma cama por mais de dois anos, e eles criando Julia como se fosse de fato filha dos dois. Aconteceu naturalmente.

Até que, Ana, para a felicidade e surpresa de todos, acorda do coma. E ali começou a confusão. Uma Manuela com um terrível sentimento de culpa, um Rodrigo em frente as duas mulheres de sua vida, mais perdido que bêbado em tiroteio, e uma Ana - coitada - em choque ao saber que dormiu por anos, sua filha cresceu e seu suposto amor eterno se casou com sua irmã. o.O

E aí Manu diz a Ana que "devolve" a vida de Ana se ela quiser de volta - sim, isso foi bizarro, mas a culpa da Manuela era tanta que ela disse isso, coitada. Ana se revolta, mas depois perdoa a irmã. Manuela está apavorada. Rodrigo continua perdido. E Ana, a mais perdida de todas, começa a namorar Lúcio (Thiago Lacerda), seu médido TUDIBÃO que mostrava ter uma queda por ela, simplificando.

Mais de 100 capítulos depois, com uma água rolando nessa história, criou-se a rivalidade entre as torcidas. Quem deveria ficar com Rodrigo no final? Ana ou Manu? A internet vira ponto de encontro para discussões entre as torcidas de cada uma. A torcida de Ana chamando a Manu de fura-olho. A torcida da Manu chamando a Ana de indecisa e mimada. Tudo mentira, já que não existiu mocinha nem vilã - as duas foram vítimas dos caminhos da vida (oi Kakashi xD). Bom, digo com orgulho que eu sempre fui da torcida vencedora: Rodrigo escolheu Manu no final, sua companheira de vida.

Por quê escolhi Manu? Simples. Existia uma notável diferença entra a paixão adolescente que Rodrigo e Ana foram impedidos de viver, e o amor lindo e parceiro que ele construiu com Manu em anos de casamento. Sempre me ficou claro que o romance de Ana e Rodrigo, mesmo lindo, nunca foi forte o bastante. Se fosse forte, ela teria enfrentado tudo pra ficar com ele, e jamais teria tomado a atitude egoísta de esconder a filha. Se fosse forte, ele não teria se apaixonado pela irmã dela, oras. Mas a despeito disso, essa novela foi tão linda, tão real e coerente, que não há como condenar nenhum dos três, mas sim se solidarizar com  a dor deles, porque, P.Q.P.*, que situação difícil! :P

Os "anistas" que me perdoem, mas nós "manuelistas" vencemos. Eu acredito sim, em amor eterno, por mais ingênuo que isso possa parecer, mas esse não era o caso de Ana e Rodrigo. Era sim, um sentimento forte: Paixão. É a paixão que parece fulminante, que parece tomar conta de nós, mas acaba enm pouco tempo e não suporta fardos pesados. Amor é aquele que, mesmo com todas as dificuldades, as mágoas, as diferenças, a torcida contra, enfim, todas as frustrações, persiste e perdoa. Que, mesmo que não queira perdoar, entrega o sentimento na voz, nos gestos e no olhar. É aquela coisa que faz parecer que precisamos da outra pessoa pra viver, é a sensação que que não existe um "eu" e um "você", apenas um "nós".E a saudade que dilacera o corpo e a alma, que não deixa o sentimento desligar. Foi o que Manu e Rodrigo construíram e demonstraram ter. E o que Ana encontrou em Lucio.

Pois é, amei esses finais:



A torcida de Ana e Rodrigo #Piiira!!!!!!!!!!!!!!!!!! Muaahahahaha!!!

 xD

Nenhum comentário:

Postar um comentário