quarta-feira, 19 de março de 2014

Cultura de estupro, em pleno horário nobre


Ler sobre BBB nesse blog é tão frequente quanto ver unicórnios se depilando. Assim como alguém assistir BBB na minha casa - reconheço que quando mais novinha eu era viciada, já que sempre fui uma observadora do comportamento humano e gostava de tentar "prever" os movimentos dos participantes, naquele jogo louco. Mas a baixaria que tomou conta do programa e as manipulações que chegavam a ser óbvias já me desencantaram há algum tempo. No entanto, no último domingo vi o maior bafafá na timeline do Twitter. O motivo: uma acusação de abuso no BBB. Um barraco dos mais feios. Muita gente defendendo o acusado, e mais uma caralhada de gente culpando a garota. De novo. Chafurdei sites de fofoca, vídeos da Globo.com e a própria exibição de domingo, a fim de descobrir a quantas andava o jogo e o que havia acontecido. E como eu imaginava, nada me surpreendeu.

Angela e Marcelo são dois participantes que inicialmente tinham uma amizade dentro da casa, e posteriormente trocaram beijos em uma festa. O rolo não foi pra frente e Angela, tentando manter a amizade, procurou Marcelo durante a festa que aconteceu no último sábado (15). Angela acreditava que seria eliminada no próximo paredão, e decidiu beber todas e aproveitar o suposto tempo restante. Nos vários momentos em que tentou conversar com Marcelo, já visivelmente tonta, aparece se esquivando de abraços e beijos dele, que insistia em ficar com ela novamente. Seu "não" provavelmente foi ouvido mais de trinta vezes, por ele e por todas as câmeras.





Irritadíssima com as investidas de Marcelo (que em certo momento chegou a imprensá-la sobre o sofá da sala), Angela desistiu do papo com ele e continuou bebendo junto com as colegas de confinamento. Em pouco tempo já mal sustentava as próprias pernas, tanto que Cássio, outro participante, a ajudou a se deitar sobre algumas almofadas que faziam parte da decoração, e chegou a ouvir Angela dizer coisas como "Marcelo é um idiota." Com Angela já deitada, Marcelo andou até ela e jogou água em seu rosto, mesmo com os protestos da própria e de Cássio, que alegava que a sister ia se afogar. Irritado, Marcelo jogou com força uma almofada na cara de Angela, em uma atitude digna do meu primo de seis anos de idade.

Com Angela já quase adormecida, Marcelo se deitou ao lado dela - que alegou que ele poderia ficar ao seu lado, NADA ALÉM DISSO. Os carinhos no rosto e os selinhos na garota desacordada incomodaram Cássio, que pediu que outras duas participantes o ajudassem a tirar Angela de lá e dessem um banho nela. Marcelo disse "deixa que eu dou", mas Cássio negou e a moça foi levada pelas colegas para dentro de casa. Com Angela já longe, Cássio comentou com outra participante que Marcelo estava se aproveitando da situação. A participante contou ao Marcelo, que ficou furioso, foi tirar satisfação com Cássio, e ao ouvir a palavra "abuso" perdeu completamente as estribeiras. O resultado disso foi uma discussão violenta e acalorada entre os dois e um Marcelo passional a ponto de avançar sobre Cássio (ele inclusive teve que ser segurado por outro colega, para não agredi-lo), objetos quebrados intencionalmente por Marcelo (um pedaço de vidro chegou a atingir o rosto de Clara, outra participante) e uma das maiores demonstrações da Cultura de Estupro que a TV aberta já teve: Uma garota bêbada sendo beijada contra a vontade, ninguém vendo nada de errado nisso e o único que teve coragem de defendê-la sendo rechaçado pelo público e pelos colegas. Só Cássio viu aquele beijo como abuso, apesar de todos os foras que Angela já havia dado em Marcelo e da impossibilidade de ela se defender, naquele momento.






Cássio e Angela estão longe de serem santos, como qualquer ser humano. Cássio já fez várias "piadas" de mau gosto (frases contendo misoginia e racismo) e Angela foi uma das participantes que mais criticou Letícia, participante que já foi eliminada e costumava, digamos, usar seu "poder de sedução" com os rapazes da casa, para se dar bem no jogo. O ponto é que a conduta anterior do Cássio e da Angela NÃO ESTAVA EM QUESTÃO AQUI, e nada, absolutamente NADA, justifica a atitude que Marcelo teve, de se aproveitar da embriaguez de uma garota que já havia o rejeitado para tocar nela. Tatiele, uma participante que defendeu Marcelo e chegou a soltar as pérolas "Só é abuso se tocar nas partes íntimas da pessoa!" e "Não vejo nada de errado em um selinho entre pessoas que já ficaram!" (Tatiele, você é machista) apenas faz parte do senso comum que as pessoas insistem ser mania de perseguição de feministas: o não de uma mulher não vale nada. Se ela abraçou o cara, ela "pediu pelo abuso". "Ela não devia ter bebido". "Foi só um beijo". "Eles já tinham ficado". Por causa dessas e de mais zilhões de desculpas, as pessoas de dentro e de fora da casa tiveram empatia pelo abusador, e não pela vítima. Chamaram a Angela de bêbada e sonsa, o Cássio de exagerado (entre outras coisas "bonitas") e o Marcelo de inocente, de coitadinho, de bom moço que jamais faria isso. Por que é assim que o machismo e a cultura de estupro funcionam: O acusado é uma boa pessoa e jamais faria isso (tipo os vários maridos que assassinam suas mulheres), a mulher deveria se valorizar e beber menos, e o Cássio é o intrometido que deveria cuidar da própria vida e parar de se meter no "relacionamento" dos outros. A mente ignorante, machista e tacanha das pessoas pensa assim desde que o mundo é mundo, e é por isso que milhares de mulheres são agredidas, torturadas, violentadas e mortas, todos os dias. Porque "em briga de marido e mulher, ninguém mete a colher". Porque ninguém deve se meter onde não é chamado, ninguém deve deter um abusador ou denunciá-lo, ainda que veja tudo pelo qual a mulher está passando.

Como eu disse no começo do post, nada me surpreendeu nisso tudo. Porque culpar a vítima sempre foi e continua sendo senso comum, e negar abusos é normal. E por isso eles continuam acontecendo, em pleno horário nobre da televisão brasileira, sendo vistos por todos e mantendo o círculo vicioso do machismo e do desrespeito.




6 comentários:

  1. Eu realmente não gosto de big brother mas, por acaso assisti ontem e vi o que se passou, o abuso pra mim começa com o olhar pervertido do cara para uma mulher que não quer nada com ele, cantada não é elogio, eu fiquei estupefata com isso porque a imagem que a emissora passou foi exatamente essa que você descreveu a culpa é da mulher.
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Um nojo, né, Yasmin? E na segunda-feira a noite ainda tiveram uma "lavação de roupa suja" ao vivo e a Angela foi colocada contra a parede até pelo excelentíssimo Sr.º Pedro Bial, que insinuou que ela estava fingindo que não lembrava. A guria com cara de confusa e culpada e praticamente se desculpando por ter bebido e "causado" aquilo tudo me deu um embrulho no estômago.

    ResponderExcluir
  3. BBB é ridículo, e as confusões mais ainda. Diversas vezes já tiveram suspeitas de que tudo que acontece lá é armado, mas a visão que eles passam pro público é ridícula, manipulada. A imagem dá mulher então, nem se fala
    http://elaforadocomum.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O BBB sempre foi um festival de vergonha alheia, mas esse episódio se superou. Boninho ignorou as próprias regras do programa (de que quebrar intencionalmente objetos da casa DÁ EXPULSÃO) e manteve o cara, só pela repercussão do caso e pra mostrar o circo pegando fogo, que é o que brasileiro gosta de ver. Tudo que está acontecendo ali desde o fato acontecido na festa de sábado é uma sucessão de absurdos, uma vergonha.

      Excluir
  4. Oi Lety!
    Tudo bom contigo?
    Eu detesto BBB e como disseram acima, acho tudo uma grande manipulação também e não é de hoje que a mídia nacional adora vulgarizar a mulher...sem falar que a cultura do estupro é algo difundido..tempos atrás deletei um conhecido do face por ele ter postado algo de cunho machista e eu rebati falando acerca de estupro...e ele respondeu quenão dá a mínima para tal argumento.Deletei mesmo não quero um pseudo estuprador olhando minhas fotos...ai uma amiga minha e amiga dele se distanciou de mim por conta disso..espero que ela seja violentada por ele para aprender a não defender esses manés (hunpf tem mulher q merece mesmo uns tranques por defender cultura machista e de estupro).
    Sem falar que uma amigam inha, policial, certa vez se deparou com um caso do estupro de uma menina de 6 anos por um rapaz de 16...a assistente social (uma mulher) ficou do lado do Estuprador e não da menina de 6 anos! Minha amiga falou que teve vontade de meter uma bala na cabeça da mulher diante daquilo.

    ~*~
    Ah que bom que você curtiu am inha lista de atores hehehe...que delicia de lista, cara XD.
    Huhehuehueghue do jeito que anda indo o Justin tá caminhando pra se juntar aos outros se bem que, ao contrário dos outros que atingiram a crise dos 27, o Bieber não e um ser humano muito apreciável...@_@
    Então sobre Lestat/Jim Morrison eu lembro que li em algum lugar sobre isso e se você parar para analisar o livro Vampiro Lestat vai notar muita coincidência, principalmente no Lestat "astro do rock".
    Ai brigada! O coaplay do Mello foi algo que eu sempre pensei em fazer mas nunca tinha tido coragem rs. Quero muito usá-lo de novo, quandol tiver novamente dupla ou grupo. E sim, o pessoal quando via que eu tava com o chocoolate pedia a foto com ele hehehe...uma garota até elogiou eu ter feito isso. Pena que o claor que tava o chocolate não durou muito tempo rs.
    É..eu to tentando retomar meu blog mas ando bem indisciplinada quanto á isso hehehe...acabo optando por fazer outras coisas (ler, tentar escrever a obra original, programar os cosplays e etc) mas tenho algum foco no blog ainda rs.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tsu.
      Sabe, acho que vi algo a respeito desse caso da menina de 6 anos, ou então vi algum caso parecido. Tem muito disso, e por mais que você não queira fazer justiça com as próprias mãos, imagina a raiva que um pai/mãe sente? Lembro que há alguns anos atrás aconteceu com um garotinho de 3 anos, que também foi violentado por um adolescente. Quando a mãe da vítima estava saindo da delegacia, ouviu o estuprador dar risada e ainda dizer "como sou menor de idade não acontece nada comigo, então vou estuprar ele de novo".A mãe obviamente meteu uma bala na cabeça do sujeito - e foi presa. ¬¬
      Sobre o Justin... Você tem razão, ele não é digno de entrar naquela lista, auhsuahsuahsuashuahsuahsa.
      E por falar no Jim Morrison e no clube, tô lendo uma biografia muito boa do Kurt Cobain, se chama "Mais pesado que o Céu". Conhece? :)

      Beijinhos. :*

      Excluir