quinta-feira, 23 de maio de 2013

Marian Keyes e as irmãs Walsh

Olá, meus lindos!
Como estão indo de semana? E o finde, como foi? O meu foi ótimo! Rolou a festa de aniversário do BFF, levei uma toalha do Dragon Ball pra ele (pirou, claro. xD) e foi divertidíssimo ver os meninos dançando Gloria Gaynor, auhsuahsuahushuasuausa! Além das coisas divertidas, o BFF aniversariante me derrubou tentando dançar algo parecido com Tango. Err. Ainda bem que nesse momento estávamos dentro de casa.

Ok, mas vamos ao assunto de hoje! Quem me acompanha a algum tempo sabe que eu tenho predileção por literatura de mistério, suspense, terror, fantasia e coisas do tipo. Mas existe uma escritora que me faz abrir uma exceção e encarar comédias românticas: É a irlandesa Marian Keyes, que há alguns anos atrás estourou com o livro Melancia e nunca mais parou. Keyes tem um estilo de comédia romântica sem ser muito meloso, mas sim escrachado e com muita pimenta, e foi através desse primeiro romance que nós conhecemos as lindas, malucas e divertidíssimas irmãs Walsh, além de seus pais meio neuróticos (e como não ser, tendo cinco filhas mulheres dentro de casa?). Já li todos os livros já traduzidos sobre essa família, e agora vou contar um pouquinho sobre cada um.


1. Melancia

Claire Walsh, a primogênita, acabou de ter um bebê e está feliz da vida com a pequena Kate nos braços, quando explode uma bomba: Seu marido, James, revela que estava tendo um caso com a vizinha - também casada - há mais de seis meses. Abandonada em plena maternidade, Claire volta para a casa dos pais e vive a depressão pós-parto juntamente com a dor de ter sido traída - passando os dias de pijama e com muita bebedeira - até que começa a melhorar e conhece o lindo Adam, colega de Faculdade de Hellen, a irmã caçula. Discussões a respeito de perdoar ou não perdoar uma traição, além das dificuldades de uma mulher se reconhecer como mãe e voltar a ter vida social após ter filhos fazem parte desse primeiro e delicioso romance, com um final "libertador" para muitas mulheres que vivem/viveram uma situação parecida.

2. Férias!

Rachel, a terceira filha do casal Walsh, mora em Nova York e tem um estilo que podemos chamar de "Vida Loka": Muitas festas com Brigit, a colega de apartamento, responsabilidade nenhuma em seu emprego e muito álcool e drogas, sempre acreditando que não é uma viciada. Quando começa a abusar a ponto de sofrer uma overdose e quase morrer, Rachel perde o namorado, Luke, e é levada praticamente a força pela família para uma Clínica de Reabilitação, que ela pensa ser como um SPA - mas se engana redondamente, pois a rotina do local é duríssima. Aqui, além da dependência química, também vemos as fragilidades e dificuldades das relações familiares, ciúme entre irmãs, e uma mensagem do quanto as drogas atrapalham a vida de uma pessoa, já que a pobre Rachel precisa recomeçar tudo do zero, depois de se curar. Um dos mais divertidos da série.

3. Los Angeles

Margareth, também conhecida como Maggie, é a segunda filha e totalmente oposta às irmãs - enquanto Claire, Rachel, Anna e Hellen tiveram uma juventude cheia de farra e "pulando de cama em cama", como a própria personagem definiu, ela faz o tipo certinha, que se casou bem  jovem com o primeiro namorado e vive uma vida pacata e caseira. Quando diversos problemas se abatem sobre seu casamento e toda a sua vida profissional e pessoal, Maggie joga tudo para o alto e vai passar uns tempos com Emily, sua melhor amiga de infância que é roteirista de cinema e vive uma vida tão glamourosa quanto trabalhosa em Los Angeles. Livre, nossa heroína anseia por experimentar tudo que não aproveitou na adolescência e se diverte loucamente, tanto indo à festas cheias de gente famosa e afetada, quanto tendo sua primeira (e provavelmente única) experiência homossexual. Falando de um jeito leve e humano sobre as situações difíceis que Maggie enfrentou, essa história surpreende ao mostrar que até a mais boazinha da família pode ser muito interessante.

4.Tem Alguém Aí?

Embora seja tão leve e arranque tantas gargalhadas quanto os outros da série, esse romance é sem sombra de dúvidas o mais comovente de todos. Bem mais à frente no tempo que seus antecessores, a história mostra a quarta filha, a hippie doce e maluquinha Anna, já mais velha, madura e trabalhando em um emprego dos sonhos em Nova York, quando uma desgraça se abate sobre sua vida: um trágico acidente de trânsito mata Aidan, seu marido e grande amor. O início não deixa claro o que realmente está acontecendo com a moça, e o motivo de seu sofrimento - ou seja, a viuvez recente - só é revelado no final da primeira parte. Fiquei chocada e extremamente condoída com a dor da Anna, pois já havia me acostumado com as adoráveis maluquices dela nos livros das irmãs e jamais imaginei a menina em uma situação tão difícil. Essa história tem momentos engraçados de Anna tentando interagir com os amigos sem seu companheiro, se sentindo sozinha no apartamento do casal e, também discute o papel da família em um momento de tanta dor para um de seus membros. História linda e com uma mensagem de otimismo, prepare-se parar rir muito - e chorar, também.




E a Hellen?

Como fã de carteirinha da Família Walsh, assim que terminei o livro da Anna fui imediatamente em busca do narrado pela irmã caçula - a linda, sensual, sarcástica e surtada Hellen. Para minha infelicidade, descobri que o livro já foi lançado, mas ainda não chegou ao Brasil: A história se chama The Mystery of Mercy Close e provavelmente é o último da série. Pelo pouco que li sobre ele por aí, mostra a Hellen já mais velha, bem sucedida com sua agência de detetives (sim) e às voltas com um caso de desaparecimento e um amor do passado que volta à sua vida. Essa é a capa que vêm sendo divulgada:

Bem diferente das outras, né?

Ler esses livros da Marian valem muito a pena, mesmo para quem não é chegado em comédias românticas. Além de serem uma excelente fonte de inspiração para quem gosta de escrever, como eu, suas heroínas estão longe de serem mulheres perfeitas, muito pelo contrário: elas são cheias de dúvidas e defeitos, têm uma família tão confusa quanto qualquer família grande, e enfrentam barras que podem ser enfrentadas por qualquer um de nós. É isso que as torna tão humanas e nos dá a sensação de conhecê-las de verdade. É impossível não rir junto, chorar junto e torcer por elas. Se jogue também nas aventuras das irmãs Walsh! ;)


PS: Alguém aí notou a barrinha "Me Encontre", lá em cima? Lá estão os links para que você, leitor que caiu de pára-quedas aqui no Blog enquanto procurava alguma outra coisa (ahém) possa me conhecer melhor. E se você já me segue aqui, mas ainda não me tem nas outras redes sociais, também sinta-se à vontade para me adicionar/seguir. Vai lá, eu juro que sou legal! \o/

Beijinhos. :*

2 comentários:

  1. Oi Lety!
    Nao conheço esses livros e não sou muito ligada em comédias românticas mas gostei da sua resenha, me deixou até interessada em ver!
    Acho que muita gente curtiu a infância com a excelente programação da Cultura na década de 90. Aprendi muita coisa e lembro que o Contos de Fadas era a última coisa que via no periodo que assistia á tv. SDá pra pegar os capítulos no youtube de boa o/
    Menina, a nossa opinião quebra-pau é tenso para os outros. Eu sou tão racional que até minha psicóloga acaba concordando com minha opinião e não consegue rebater...agora ando indignada com o povinho que se apaixona do nada e sem planejar já vai se juntando..isso sempre dá merda, o povo não pensa @_@
    Mas nos falamos melhor pelo face.
    bjs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Sabe, eu também não curto muito o gênero comédia romântica, mas acabei sendo convencida a ler o "Melancia", e me apaixonei completamente - tanto que corri atrás dos outros da série. Valem muito a pena, porque a escrita da Marian não tem muito mimimi, ela é bem realista e escrachada. xD

      Acho que pegamos a melhor época da TV aberta, né? Hehehe. Saudades. <3

      Essa coisa de mal conhecer e já pagar de "apaixonado" e se juntar me tira do sério, também. Esse povo parece que tem coceira pra casar, nunca vi! Pô, vai curtir a vida e conhecer melhor a outra pessoa, antes de investir tanto em um relacionamento! :P
      Beijinhos. :*

      Excluir