sábado, 20 de abril de 2013

Mocinha rebelde, com orgulho

Booaaa noite!! :D
O fato de eu estar postando no sábado à noite se deve ao fato de que a bandinha de hoje rolou à tarde - isso porque nesse domingo eu e a turma temos festa, e cedinho estarei no local, para ajudar a mãe do aniversariante. xD

Fugindo um pouco do meu padrão animes-literatura-cinema, hoje decidi falar um pouco de comportamento. Misturando na mesma tigela um pouco dos últimos acontecimentos + o que ouço e leio por aí + atitudes minhas que até já mencionei no último post de 2012, sugiro a vocês, garotas: Que tal deixar o água-com-açúcar de lado, e agir mais como homem?


                                 A linda Kushina Uzumaki: Mãe de protagonista,
                                 mulher de Hokage, jinchuriki da Kiuuby e, de quebra, enfezada.




Antes que venham me acusar de estar mudando de time ou berrar que não vão virar mulheres barrigudas e porquinhas, já aviso: Não é nada disso.

Recentemente, contei à minha professora de Fonética e Fonologia, lá da Faculdade (linda, solteira, sem filhos e perfeitamente feliz, aos 41 anos), que não tenho a menor vontade de me casar, e também não me imagino mãe. Não sou radical a ponto de fazer uma ligadura de trompas e reconheço que com o passar do tempo a minha cabeça pode mudar um pouco, mas no momento, digo com toda a certeza que não quero ter filhos. Ao ouvir isso, ela respondeu: "Então se prepara, porque você vai receber muitos olhares tortos e muita cobrança para se reproduzir". Em outro momento, uma amiga minha disse que eu sou "polêmica e transgressora" (adorei), por ser, de certa forma, uma "mulher cafajeste", no meio de tantas amigas/colegas/conhecidas  desiludidas e choronas. Meu melhor amigo - que é homem, 100% hétero e tem as mesmas idéias sobre casamento e bebês - fala de forma menos floreada e, quando falo ou faço algo que foge completamente do padrão "mocinha romântica", solta logo um "Ô, guria desgraçada!" (isso é normal para nós. Ele me chama de desgraçada, eu chamo ele de FDP, ele me chama de vadia e eu chamo ele de viado. E depois a gente fala: "Óinnn, te amo, vem cá!", e nos abraçamos xD).

Eu, de fato, me considero da pá virada. Embora eu adore um figurino sensual de vez em quando (mas sempre rocker), ame maquiagem e esteja sempre de unhas feitas, eu tenho pavor de salto agulha e vivo de All-Star. Enquanto a maioria das minhas amigas está sempre à caça de namorado e cai em qualquer conversa, eu tenho preguiça de namoro e prefiro sair com a turma, e dificilmente me impressiono com os xavecos que os caras mandam - muito pelo contrário. Recentemente, por exemplo, estava conversando com um ficante e inventei de tocar no assunto do feminismo, explicando quais são as causas defendidas pelo movimento. Ele mostrou uma certa impaciência e disse não entender porque queremos tanto ser tratadas como homens, pois "mulheres nasceram para serem protegidas e amadas". O caso é que as garotas pra quem contei isso disseram "ai, que lindo, que cavalheiro!". Já eu, quando ele disse aquilo, pensei: "Mulher não é bichinho de estimação, filho."

A verdade é que garotas frágeis, que querem ser protegidas o tempo todo e fazem beicinho pros caras, me irritam. Me tiram do sério. Ah, gente, por favor! É claro que a gente sofre por amor ás vezes. É claro que de vez em quando a gente quer ser mimada, mesmo. É claro que a gente adora quando o namorado ou mesmo aquele amigão vem dar um chega pra lá no babaca que está enchendo o nosso saco. Mas o que me deixa furiosa são aquelas garotas que querem isso O TEMPO TODO. Poxa, vão se situar! Talvez seja, principalmente, porque fui criada em meio a mulheres fortes e batalhadoras, mas eu acredito que mulher tem que saber se defender sozinha. Tem que ser independente, tem que ter a própria vida, o próprio dinheiro e os próprios amigos, independente do que seus maridos e namorados pensem disso. E que a gente TEM QUE SE BASTAR, tem que ser feliz consigo mesma, ao invés de só se enchergar completa se tiver um homem ao lado.

                                    Mônica, uma garota que vai à luta (literalmente).


O que mais vejo por aí é a mulherada se jogando pra qualquer cara, só por medo de "ficar pra titia" (isso é tão ridículo que chega a me dar urticária). E aí entra a cobrança não só de si próprias, mas também aquela cobrança silenciosa da sociedade, que vende que só é feliz aqueles que se casam e se "reproduzem", como disse minha professora. Gente, vocês já pararam pra pensar em quanta gente se casa só por desespero? Já pararam pra pensar que essa pode ser uma das principais causas desses casamentos-relâmpagos que a gente vê por aí (hoje em dia o divórcio é mais aceito, então ninguém mais é "obrigado" a engolir o que não lhe agrada, mané). Garotas (e garotos, porque homens também são cobrados, embora em menor escala), não acham que já está na hora de dar uma banana pra essa sociedade hipócrita? Que já passou da hora de perceberem que nós PODEMOS SIM, "ficar" sem intenção de namorar e namorar sem intenção de casar, e que isso não nos torna putas? E garotas que ainda pensam que uma mulher só é completa se for mãe e esposa: Que tal estudar, trabalhar, e fazer tudo que tiver vontade, antes de pensar nisso? Amor é sim, tudo de bom, é maravilhoso, mas a vida não é feita só disso, e o casamento não é, de maneira alguma, garantia de que ele será eterno. A única coisa eterna é nosso conhecimento, nossa força e nossa coragem de sermos, sim, mocinhas rebeldes e nos libertarmos dessas amarras que a sociedade nos impõe. Mandem os vizinhos fofoqueiros à merda e sejam mais como homens: Curtam a vida, divirtam-se e desencanem da "obrigação" do matrimônio e da reprodução. Isso tem que ser uma vontade, e não um dever. Você NÃO VAI SER MENOS MULHER, se não quiser isso pra você.

E digo, por experiência própria: Uma mulher forte, independente e durona pode ser muito mais sexy e cobiçada. E, por ter espírito livre, ela é muito mais feliz. ;)


                                    Temari: Aquela que carrega seu próprio leque de escolhas.

4 comentários:

  1. Yo Léty! Amei o post, concordo com tudo que você disse. Apesar de não querer casar (porque acho que o amor esfria depois do casamento, mas não é o único fator), ainda quero ser mãe *-*
    Uma mulher só é completa quando é mãe e esposa? AHAHAH! Definitivamente, não! Assim como você falou, a vida não é feita de amor, e ser independente, feliz por conta própria, autosuficiente, é muito melhor que depender de um marido, suportar brigas, ter que lidar com a rotina, tentar a todo custo não deixar o amor esfriar, e viver lutando para evitar a separação. Sempre que considero a ideia de me casar, penso que o casamento é bom, maravilhoso no começo, e tans. Mas depois de uns... 10 anos, não é a mesma coisa. De repente beijar o marido não tem mais a graça que tinha quando vocês se conheceram. Um acaba enjoando do outro aos poucos.
    Por isso namorar, sair, passear e curtir a vida é bem melhor.
    Acho que casar e ter filhos é apenas um padrão de vida, mas não significa de jeito nenhum que todos devem segui-lo, e a sociedade não deveria meter pressão.
    Mas quem é que liga para a sociedade, mesmo? Não deixemos ela atrapalhar a nossa felicidade!
    Enfim, amei o post, Léty! Adoro seu blog, você é sincera e não tem medo de expor sua opinião!
    Kissus ><

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Karol!
      Sabe, com essa coisa da maternidade os meus motivos pra não querer dão uma baita discussão, Kkkkk. Eu adoro crianças, acho a experiência de ser mãe uma coisa encantadora, mas não me sinto com estrutura psicológia pra isso, sabe? Sei lá, o Mundo é uma coisa tão absurda, que eu não me sinto apta pra educar um ser humano e prepará-lo pra vida. Imagina, não dou conta nem de mim, auhuehuaheuhauehua!
      Quanto ao casamento, concordo com o que você falou! Acho até uma loucura se casar, porque a gente não sabe o dia de amanhã, as coisas mudam, a gente muda, então como é que vou lá assinar um papel, misturar casas e coisas, entregar o resto da vida à outra? É complicado, e acho que qualquer pessoa deveria pensar nisso, ao invés de fazer algo só porque parece "obrigação" de todo mundo fazer.
      Muito obrigada pelos elogios e pelo comentário, querida! ;)
      Beijinhos. :*

      Excluir
  2. Oi Lety!
    Tudo certo contigo?
    Que belo post!
    Concordo contigo em muitos aspectos mas também discordo em alguns. Ma para começar vou falar nos que concordo.
    Esse lance de mulher precisar de marido para ser feliz não cola. Porém a sociedade e a familia SEMPRE vão cobrar. E outra coisa muito importante: NÃO SE PODE ficar namorando 10, 15 anos pra depois casar. Isso dá merda. Vi isso muito na vida...a pessoa fica cozinhando..pra mim tem que casar, mesmo que separe no outro dia. É aquilo..vc já fica presa por muitas coisas por conta de relacionamento....então tire algum proveito no fim além da porcaria de sentimento que só fode na nossa vida. Eu tento ao máximo não gostar mas o pouco que gosto sempre me fode. E case..a vida tá ai é legal a gente experimentar as coisas..se elas durarem bom, se não durar, pelo menos vc fez.
    Outra coisa...eu decidi há tempos e depois de um susto tive a certeza: Eu não terei filhos. Não vou ter. Não vou. Estou pesquisando como fazer a ligação das trompas mas é complicado...nesse país não permite á menos que já tenha 2 filhos e uma idade acima de 30 acho. E mesmo assim te fazem passar pos psicólogo. Mas não vou desistir. Sei que só me sentirei melhor se tiver a certeza que não vou correr esse risco.
    E casar minha filha, quem disse que vai ter que dividir as coisas? Mantenha sua casa, teu carro e outras coisas que vc conseguir sozinha somente no seu nome. Sabe antes eu não pensava em casar...mas os anos passam e os amigos/amigas seguem essa vida e a gente fica sozinha. Eu digo porque estou começando a sentir isso.
    Claro que se vc for ums pessoa que curte trabalhar (que não é o meu caso) pode ficar de boas mas sei lá..eu sou uma pessoa preguiçosa, gosto de ter segurança e estabilidade.
    Acho que meu maior mal é ser egoísta. Sempre.
    Ser mulher não é fácil..é cobrança pra tudo quanto é lado. Ninguém entende essa minha decisão e acha absurdo. Então se prepare...vc pensa que pode mudar de idéia eu já não vou mudar de idéia. E por ter isso em mente para mim fica complicado. Estou correndo o risco de perder uma chance na minha vida, de algo que eu gostaria mas infelizmente essa minha decisão é mais forte.
    Então você disse certo: a Ravena é uma personagem que vc pensa que o cosplay é fácil mas não é fácil não...talvez nem tanto na roupa mas na questao da make mesmo...se bem que usar essa roupa tem que ter coragem hohohohoh.
    Entao eu não sei de onde surgiu que o Green Day seria punk rock...se tu pega o punk lá nas raízes e também as bandas do meio (com as vertentes do oi!, street e afins) verá que é bem diferente. O Green Day talvez tenha ficado mais leve para atender melhor ao mercado, vai saber. É um som mais leve, que acaba agradando quem não faz parte do meio..pq tem banda de punk que só quem tá no meio que realmente curte (como bandas de anarco)Mas é isso mesmo...se a gente curte o som não importa se ele é do momento ou se é um clássico...a gente gosta e pronto! E é muito melhor do que as porcarias nacionais que existe por aí não é mesmo? E sei lá ouvir EvaneScence meio que vicia kkkk.
    Ah Walking Dead..uma das melhores séries que já criaram (tudo bemque adaptaram dos quadrinhos mas...) aquilo é viciante! E os personagens são demais (Daryl Dixon, oi). Olha eu acho que o Kishimoto deveria fazer umas opções de conivdar outros autores a colocar coisas decentes na obra dele. Bota o CLAMP pra fazer uns dramas; o Urasawa pra deixar a complexidade em um nível master e por aí vai rs. Afinal, os personagens de Naruto são dinâmicos e complexos se pararmos para analisar.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tsu! :D
      Sabe, em relação à ter filhos eu acho até engraçado, porque é uma coisa que seeeempre dá discussão, sempre usam algum argumento pra tentar provar o quanto a gente está errada por não querer. Eu ouço muito, por exemplo: "Se não tiver filhos, quem vai cuidar de você, quando você ficar velha?" Poxa, sério que tem gente que tem filhos pra isso? Burrice, né? Além de nada garantir que o filho vai cuidar de você, é um egoísmo colocar um ser humano no Mundo só por causa disso. E acredite: Eu JÁ ouço cobranças. Quando digo que não quero casar e nem ser mãe, muitos me olham como se eu fosse um Alien. :P
      Quanto ao casamento e essa coisa de "cozinhar" por anos, acho que é relativo. Eu não tenho essa vontade de matrimônio, não me imagino casada, mas nem por isso sou desacreditada do amor. Então se um dia eu encontrar uma pessoa que tenha as mesmas decisões que eu e tiver um namoro de 10, 15 anos com ela, não vou me considerar "cozinhada", pois vai ser uma decisão do casal, a de viver assim. É apenas uma maneira diferente de ser feliz com quem se ama. Mas, quando as pessoas realmente tem a vontade de casar e ainda acreditam na instituição, concordo com você: Tem que fazer, tem que tentar, mesmo que não dê certo e acabe no dia seguinte.
      Muito obrigada pelo coment gigantesco, adorei! :D Asuahusahushaushauasua!
      Beijinhos. :*

      Excluir