quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Almanaque Shoujo Mangá - O Poder da Sedução Feminina


Boa tarde! Como vão nessa adorável véspera de feriadão? :D

Hoje Lady L trouxe uma opinião sobre o livro que acabou de terminar de ler (tô terrível no jogo de palavras, hoje. :P). É o Almanaque Shoujo Mangá - O Poder da Sedução Feminina, da editora Escala:







Com 128 páginas e capa dura, ele tem formato de revista e foi organizado por Eloyr Pacheco e escrito pelo próprio, com colaboração de Gustavo Zolinger Zanin, Humberto Yashima, Lucas Tanaka, Priscila Murakami e Franco de Rosa (caramba, quanta gente... err.). O visual dele nas bancas e livrarias de cara já chama a atenção das garotas: Rosa e muito fofo, com o desenho de uma gothic-lolita na capa, e várias personagens femininas na contra-capa. No recheio ele também é caprichado, com páginas coloridas e ilustrações belíssimas, além de uma linguagem simples e convidativa. Eu mesma confesso que sismei de comprá-lo a primeira vista por tê-lo achado lindo, mesmo. Rrsrsrs. E o conteúdo deste Almanaque me surpreendeu em algumas coisas, tanto no bom, quanto no mal sentido. Vamos lá.

A capa traz um selo de "A Mais Completa Obra do Gênero em português", e eu realmente acredito nisso. É uma verdadeira viagem no mundo do shoujo: Tem matérias sobre bandas pop japonesas responsáveis pelas trilhas de vários animes, a moda inspirada nos mangás, entrevistas com brasileiros nesse ramo (uma das entrevistadas é Beth Kodama, uma das responsáveis pela edição de Naruto no Brasil), e muuuuitas listas: "As 10 maiores desenhistas japonesas da atualidade", "Os 100 maiores shoujo-mangás de todos os tempos", "Os 50 melhores animes", e até uma seleção com 50 vídeos de shoujo no Youtube. Eu diria que essa é uma leitura obrigatória para os adoradores do shoujo, pois além de ser um excelente guia, é uma aula de História, já que vem desde A Princesa e o Cavaleiro até os mais recentes, como Yamato Nadeshiko Shichi Henge. Li também sobre várias obras do gênero que eu ainda não conhecia, e a maioria delas me deixou bem empolgada para conhecer mais a fundo. As sinopses são todas muito bem escritas, de forma que realmente nos instigam a pesquisar mais sobre os mangás/animes e personagens citados.

Mas algo me encomodou um pouco. Pelo subtítulo ...O Poder da Sedução Feminina, imaginei foco maior nas garotas, seus estilos, jeitos de ser e de agir. Mas nenhuma personagem é explorada a fundo, todas as resenhas focam só nos conjuntos das obras mesmo, com sinopses e alguns dados técnicos. Até entendo que seria bem mais complexo fazer uma análise de cada protagonista citada, porque é muuuuuita coisa. Mas pensando nisso, minha opinião é que o subtítulo engana. Se fosse só Almanaque Shoujo Mangá, ou tivesse um subtítulo menos sugestivo, eu provavelmente teria lido sem esperar tudo isso, e me surpreenderia só no bom sentido (tá, sou chata).

O fato é que, independente de qualquer equívoco meu (ou não), esse lindo Almanaque (porque é lindo mesmo! :D) é sim uma leitura deliciosa. Super recomendo para quem aprecia shoujo, e também para quem aprecia shonen, pois alguns protagonistas desse gênero são (bem)citados. O preço é super acessível também, vale a pena. :)





Beijos, curtam o fim-de-semana! :*





4 comentários:

  1. se só tem isso, o título engana. está certa em reclamar :')
    @blogabs • a b sFanpage

    ResponderExcluir
  2. Né? :/
    Mas tirando isso, é um bom livro. É como eu disse, o erro deles foi colocar esse subtítulo.

    ResponderExcluir
  3. Oi Lety!
    Olha eu vi esse almanaque, cheguei mesmo a pegarem mãos mas não comprei. Gozado que utilizar o termo de "poder de sedução feminina" não cai bem para o shoujo. Até porque normalmente para esse termo sempre se refere á determinadas protagonistas de shonnen. Mas fiquei interessada na leitura.
    Ah legal você ter curtido minhas makes e as perucas mas elas não estão á venda kkkkkk.Entretanto nada ali eu paguei muito caro..consegui achar tudo com preços acessíveis. Fui só caçando nas lojas certas rs.
    A novidade para o blog quero colocar este mês que estou de férias. Porém exatamente por conta de férias e como o preparo da novidade está me dando um trabalho muito maior do que eu pensava @_@
    É..sobre o Face para mim só uso com a intenção do chat porque muita gente abandonou o msn para isso..e também para dar risada com algumas coisas. Já me meti em problemas indiretamente por culpa do Facebook. É uma pena que andei notando que os blogs e comentários teem diminuido...não sei se é uma época meio atribulada ou o pessoal está migrando demais para o Face...espero que isso mude e os bblogs voltem com tudo!
    Ah sim eu adoro ver filmes "cult" e polêmicos. Normalmente aguento bem cenas chocantes mas dependendo da situação depois me sinto meio perturbada por dias. Maaas eu descobri que nem a melhor ficção supera a realidade: vi muito Datena na vida,e sei que o ser humano é capaz de qualquer coisa por qualquer motivo.
    Esse filme da Centopéia Humana me pareceu aqueles filmes tenebrosos de horror trash da década de 70...tem um desse estilo que chama Camisinha Assassina..li a sinopse e quase tive ataque de riso @_@. O problema do filme Holocausto Canibal é exatamrnte o de usar os animais e matá-los. Se não fosse por isso, como vc fala acerca do roteiro, seria um baita filme. Mas isso faz as pessoas como nós e tantas outras se recusarem a assistir para não incentivar tal coisa. E é uma questão de princípios também.
    Tem um filme bacana chamado Tráfico Humano..é um pouco pesado mas super realista em termos de como funciona o tráfico de mulheres...conta-se 3 histórias paralelas que são interligadas. Vale á pena.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi, Tsu!
    Pois é, também estranhei um pouco ao ler o subtítulo, ele passa uma idéia completamente diferente de como é o livro. Mas a leitura é boa sim, é um ótimo guia. :)
    Asahsuhauhsahshauua, só se você fosse doidinha, pra colocar aquelas perucas lindas a venda! xD
    Eu já li a sinopse desse "Camisinha Assassina", e dei muita risada também. Tem um outro que chama "O Biscoito Assassino", já ouviu falar? Esse eu li a sinopse e vi o trailer, o Biscoito é um monstro que parece uma mistura do Chuck com o biscoitinho do Shrek, asuashuahsasuau! É muito bizarro!
    Sobre "Holocausto Canibal", é bem isso. Bom filme que foi estragado porque o diretor fez uma besteira imensa. :( Imagina o rebuliço que seria, se acontecesse hoje. Boicote ao filme seria só o básico.
    Ah, interessante esse filme que você sugeriu. Vou dar uma olhada. ;)

    Beijos.

    ResponderExcluir