terça-feira, 3 de setembro de 2013

Personagem: Edward

Olá, gente! :D
Depois de um hiato que me deixou à beira de um ataque de nervos, hoje o Blogspot finalmente parou de me trollar, e eu consegui atualizar bonitinho, com imagens! (clap, clap, clap!).

Ah, sim, as reformas da minha casa já acabaram, e o meu quarto está todo diferente e lindo! \o/ Com esse clima de animação, escolhi escrever sobre um dos personagens mais populares e queridos no mundo todo, e dono dos Cosplays mais legais! :D. Com vocês, Edward:


Edward Scissorhands (Mãos-de-Tesoura no Brasil) é um filme de romance e fantasia, dirigido em 1990 por Tim Burton. Sua história tem como protagonista o jovem Edward, a "criação" de um velho inventor que morre antes de colocar em sua obra a última parte: As mãos. Sozinho na mansão sombria em que viviam e tendo como mãos as tesouras que usa para esculpir o jardim, Edward vive isolado até ser encontrado por Peg, uma simpática senhora que revende cosméticos e, compadecida, decide levá-lo para morar com sua família. Começa aí a saga de Edward na cidade.


Esse longa é delicioso e atemporal - foi lançado um ano antes de eu nascer, e na primeira vez que lembro de tê-lo assistido eu devia ter uns quatro anos. Fiquei apaixonada, e vejo até as crianças de agora ficando encantadas com a história, quando têm oportunidade de conhecê-la. Mas já que o assunto aqui não é o filme, mas sim o personagem, vou falar um pouco sobre essa criatura tão estranha quanto adorável.

Li que Tom Cruise e Robert Downey Jr. foram cotados para o papel-título, e até mesmo Michael Jackson (!) mostrou grande interesse. Felizmente, o escolhido foi Johnny Depp, e nascia ali sua parceria com seu grande amigo Tim Burton, uma das melhores do Cinema. Edward foi o primeiro papel de destaque de Johnny Depp, que ali já mostrou sua preferência - e talento - por personagens estranhos e desajustados. E digo com toda certeza que Johnny mereceu todos os trabalhos brilhantes que conseguiu depois: O carisma dele como o Mãos-de-Tesoura é in-crí-vel. Mesmo com o jeito obviamente robotizado do personagem - afinal, ele era um ser criado em laboratório -, o ator conseguiu fazê-lo de um jeito que não o transformou em uma caricatura, e a inocência e doçura que ele passa no olhar e no sorriso tímido contrastam com toda a sua aparência estranha. Resumindo, é impossível não se apaixonar por ele.



É muito interessante a maneira como é conduzida a nova vida de Edward. Ele é praticamente "adotado" por Peg e seu marido, que lhe dão uma casa, orientação, e tentam educá-lo para que possa viver em sociedade, apesar de seu "defeito". 

O defeito de Edward, aliás, é outra coisa que se torna muito interessante. Os vizinhos de Peg, que sempre a trataram mal, mostram muita curiosidade por seu novo hóspede e passam a visitá-la com frequência, e essa foi uma clara crítica social de Burton. As mãos de tesoura do protagonista, assustadoras e repulsivas no início, logo se tornam uma atração, e acabam o aproximando daquelas pessoas. Edward tem um carinho genuíno por todas elas, e demonstra gostar de usar seus talentos para cuidar dos jardins e cortar os cabelos daquelas mulheres. Mas é justamente a inocência de Edward e a paixão que desenvolve por Kim (Winona Ryder, linda), a filha mais velha de Peg, que acabam o prejudicando. Sem ter uma noção completa do certo e do errado, ele quer apenas ser gentil e agradar as pessoas e, principalmente, a garota que ama, e acaba sendo usado para o mal.


A relação construída entre Edward e Kim também é muito bacana. No início, a repulsa da garota por ele é notável, e ela tenta ficar o mais longe dele possível. Mas morando na mesma casa, isso é muito difícil, então Kim acaba conhecendo-o melhor. Não fica claro no filme se ela chega a se apaixonar por ele, e o máximo que os dois trocam é um abraço, longo e carregado de emoção. Mas o sentimento dela é forte o suficiente para salvá-lo em uma situação irremediável. A química entre Depp e Ryder também é excelente, e os dois atores chegaram a namorar durante um tempo, após as filmagens.

Por fim, Edward é um personagem fascinante, cheio de nuances, e se algum ser humano na face da terra ainda não assistiu esse filme, corra para a locadora mais próxima imediatamente, pois é um super clássico, imperdível. Edward tem características que simplesmente não cabem em uma resenha, e só mesmo conhecendo-o de fato para entender tudo que eu quero dizer. Então assista esse início do "casamento" Depp-Burton, e delicie-se. :D


Nenhum comentário:

Postar um comentário