terça-feira, 2 de julho de 2013

Mentos na Coca-Cola

Olá, amores meus! <3
Como têm passado, nos últimos dias? Os meus conseguiram ficar ainda mais corridos, com o final do semestre na Faculdade, as bandinhas com a turma sendo organizadas, e mais os Manifestos que estão rolando no País inteiro - porque yo soi una manifestante ativa. :D.

E por falar nisso, hoje estou a fim de escrever um pouco sobre essa coisa in-crí-vel que tomou conta do Brasil sil- sil. E ao longo do post, deixo algumas fotos dos protestos aí pra vocês - algumas tiradas por mim, e outras catadas pela net.

Protesto em Porto Alegre - RS.

Eu tenho 22 anos, e confesso que nunca me interessei muito por política. Sempre vivi no meu "mundo paralelo", cheio de cinema, literatura, música e animes. O pouco que eu lia e opinava sobre o assunto era na época das eleições, e mesmo assim de forma bastante superficial. Não me orgulho disso. Pra alguém como eu, que se indigna com injustiças e gosta de defender os "frascos e comprimidos", não se interessar pelo que movimenta o local em que vivo é deveras vergonhoso. Mas uma coisa é certa: Eu sempre ficava fascinada, quando alguém comentava sobre o movimento dos Cara-Pintada, Diretas-Já e qualquer outro que mostrasse o povo se arriscando e indo às ruas, com garra e coragem. Com o pouco que eu sabia sobre isso, eu tinha certeza que faria o mesmo, quando chegasse a minha vez. E foi o que eu fiz.

Concentração para o manifesto na minha cidade (Canoas/RS).


O aumento do valor das passagens foi a gota d'água e fez a interminável paciência do brasileiro transbordar. Nossa juventude atual, sempre tão subestimada, não só saiu da inércia, como também tirou seus pais dela, em muitos casos. A geração Coca-Cola e Facebook acordou. Não concordo com o termo "O Gigante Acordou", pois invalida a luta dos homossexuais, feministas, protetores de animais e todas as outras minorias que sempre deram a cara a tapa pelo que defendiam. Mas foi preciso que as pessoas que realmente estavam "dormindo" fizessem o mesmo, pra dar um susto no Governo e fazer o Brasil virar notícia no Mundo todo, por um assunto que não era Carnaval e Futebol. E a violência policial nos primeiros movimentos, longe de afugentar a população, só fez com que esta ganhasse mais força e aumentasse a revolta, arrastando ainda mais gente para a rua. Foi nesse momento que eu percebi que a hora havia chegado. Morrendo de medo dos tiros, pedradas e bombas que vi na televisão, abasteci minha mochila com vinagre, carteira de identidade, cartão do SUS, celular, câmera e dinheiro apenas para o transporte de ida e volta ao ponto de encontro. Rezei antes de sair, prometi aos meus pais que voltaria pra casa assim que rolasse confusão, e fui.



Participar de algo que reúne brancos, negros, homossexuais, héteros, rockeiros, funkeiros, otakus, gamers, casados, solteiros,  gordos, magros, marombeiros, naturebas... enfim, TODOS lutando pelas mesmas causas e se arriscando igualmente por um país/Mundo melhor, é uma das experiências mais emocionantes que se pode ter. Dos gritos de guerra e hinos cantados pela multidão, à correria quando o vandalismo começava. Dos que ficam orgulhosos pelo que estamos fazendo (meu pai ficou. =)  ), aos que dizem que o que está nos faltando é louça pra lavar - sim, eu ouvi isso, e obviamente não fiquei quieta. Na minha cidade, chegamos a fechar uma rodovia, no último dia 24. Andamos sobre um viaduto, no meio dos veículos e debaixo de uma chuva gelada. Alguns motoristas reclamando, a maioria buzinando em sinal de apoio, e até mesmo corajosos que deixaram seus carros e se juntaram a nós. Helicópteros da imprensa local sobrevoando e cobrindo ao vivo.  Muito espírito de luta.



O manifesto de ontem (01/07/2013) tinha bem menos gente, mas mostrou o quanto uma prefeitura corrupta teme os prejudicados por ela: A Brigada Militar estava por todos os lados. Não houve violência nem vandalismo, e o grupo andou por todo o Centro da Cidade, com suas faixas, apitos e até mesmo instrumentos musicais, tocados lindamente por rapazes que levaram, para nos ajudar a "fazer barulho". Enquanto fazíamos a caminhada, a enorme quantidade de policiais que nos cercava era ridícula - dois amigos meus que carregavam uma faixa chegaram a ter três só em volta deles. Já as vilas mais pobres e com alto índice de criminalidade... estavam desprotegidas. Sim, enquanto manifestantes pacíficos e em um grupo pequeno simplesmente andavam juntos e cantavam, vários trabalhadores estavam sendo assaltados e agredidos, em outros pontos da cidade, por pura falta de segurança. Mais um dos "mistérios" da nossa política.







Lutar por nossos direitos é preciso. Seja indo às ruas, seja entendendo e apoiando de outras formas os que vão. E os que reclamam do trânsito lento, do transporte público que pára na hora do protesto e lhes impede de chegar em casa depois de trabalharem o dia inteiro, entendam: Não se pode fazer omelete sem quebrar os ovos. Nós trabalhamos e estudamos tanto quanto vocês, e ainda assim abrimos mão do descanso e da novela pra tentar fazer a diferença, correndo o risco de tomar tiro na cara. Os que nos julgam e nos chamam de "vagabundos que não têm o que fazer", são os mesmos que reclamam dos impostos altos e por terem que votar, e os mesmos que também serão beneficiados pelas nossas conquistas. O vandalismo e os saques não são culpa nossa - quem realmente está lá percebe que os manifestantes tentam impedir a violência e até mesmo abrem caminho para que a polícia pegue os bandidos infiltrados. Então pare de se deixar manipular pela grande Mídia. Quando você diz que temos mais é que levar pedrada e tiro no rabo, você está ficando ao lado do mesmo Governo que te rouba, deixa seu filho sem escola de qualidade e seus pais doentes sem um leito no hospital. Então, acorda, põe Mentos nessa Coca-Cola e #VemPraRua.





A 1ª e a 4ª imagens não foram feitas por mim, e não tenho ideia de quem seja o dono delas xD. Se alguma for sua e desejar que eu retire do Blog, avise nos comentários e eu a removerei imediatamente.

3 comentários:

  1. Oi Lety!
    Olha eu sou meio complicada para falar sobre todos esses protestos que aconteceu porque foi só um comentário que fiz foi o suficiente para muitas pessoas de "bom dia, hoje acordei e me descobri revolucionária")viessem me atacar com 4 pedras na mão(no sentido figurado).
    Acho legal a idéia dos protestos por um lado mas o que eu vi logo depois do "boom" que tomou o povo lá no Senado(que foi muito legal)de algo que ficou vandalizado por grupos de pessoas interesseiras que se metiam no meio do manifesto para roubar e se aproveitar e não protestar e também por muita gente que adentrou nos protestos não defendendo a causa mas porque "estava na moda". Nós vimos muito isso pelo face e se me lembro bem chegamos até a comentar e tirar sarro disso.
    Mas agora, se passado algumas semanas....cadê os protestos? Cadê o ativismo? Brasil ganhou a COPA, Renan Calheiros mostrou que não vai mudar ou devolver dinheiro, enfim...algumas coisas mudaram mas estou vendo que a maioria das coisas continuam na mesma. Os protestos cairam bastante agora(até pq vamos confessar: povo chegar ao ponto de fazer Instagram e fan page para achar gatinhos e gatinhas manifestantes foi o fundo do poço)e os comentários pela web diminuiram...será que o "gigante" acordou mas colocou o despertador no modo Soneca? =p
    Mas enfim..foi um momento legal do país que vai estar nos livros de escola daqui á alguns anos ^^ Mas mudança radical no Brasil Sei lá isso é algo muito complicado.
    Eu adoro história com animais..muito embora eu sempre chore muito nelas ao ver os sofrimentos que os bichinhos passam. Mas no fim Chamado Selvagem é uma obra muito bonita.
    ahsahsashahshashashaahsahsahsahahsahs eu fico imaginando as altas tretas hilárias que você passa com seu BFF..eu não tenho esse tipo de coisa o meu até o momento é namoro mesmo ahahahaha. Agora uma técninca que uso nele e é infalível pe mobilizar seus braços e fazer cócegas com os dentes ahahahahahaaha.
    Agora, falando de Naruto..vc viu a fanfic que falei pra vc? Acho que foi uma das melhores que vi recentemente..queria entrar em contato com a escritora mas não achei link para tal e não tenho cadastro no site.
    Brigada por gostar dos meus cosplays *.* Eu ainda preciso melhorar muito...e o problema é que além de idéiaspara novos projetos, tenho um monte de copslay que queria repetir de novo..mas event oque é bom tá dificil. Ainda mais com namo que não curte ai tenho que dar uns like á ninja kkkk. De fato TODOS os meus cosplays tem uma coisa ou outra que eu já tinha...por isso sempre escolho personagens com uma certa tendência para o gótico..e aí vou comprando o que falta para complementar. Eu ainda estou meio ansiosa para fazer o cosplay da Re-L Mayer. A roupa não é idêntica mas é semelhante e vai dá pra reconhecer. Só tenho de treinar e ver se consigo fazer aquela make e se a peruca possibilita ter o penteado dela.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Tsu!
      Conversamos sobre isso a poucos dias, né? Até te comentei que fiquei bastante chateada, por ter esfriado. E se esfriou, é porque a maioria dos que estavam lá estavam pela "modinha", mesmo. Ainda existem pessoas que querem continuar, aproveitar tudo que aconteceu pra formar grupos interessados em manter os movimentos - minha cidade tem um grupo, e eu estou nele - mas é como a gente disse: Se não tiver bastante gente, não vai adiantar muito. E a questão das fotos, eu não sou contra tirar, porque elas são recordação e prova de que a gente está lá... Agora, ir só pra isso e ainda fazer Instagram "temático" é ridículo, só pra aparecer mesmo. Uma coisa é você fotografar o povo junto marchando, o movimento, etc, outra é "sensualizar" com um cartaz,auehuahuehuahueuuaua. Enfim... Vamos ver qual vai ser o próximo capítulo da novela "Vem Pra Rua". Err.
      HuaHua, o que não falta é presepada em que eu e o meu BFF nos metemos. Beber demais e ter crise de choro, se abraçar e cair da cadeira, quase cair tentando dançar tango, ter ataques de riso em velório, ver a mãe dele tomar um porre e ficar nos pedindo um neto... (!)É tanta coisa, que a gente nem acredita. Kkkkkkkkkkkkkkkkk.
      Ah, os eventos de anime! Faz tempinho que não vou, mas se tudo der certo vamos em um em Porto Alegre, no dia 20. #Ansiosa. <3
      Beijinhos, e boa sorte com o visu da Re-L Mayer. Tô louca pra ver você pronta! :D

      Beijos. :*

      Excluir
  2. Oi Lety!
    AHSASH vlaeu por curtir a idéia do brechó. Á medida que eu for achando coisas para colocar,voup ostando aqui então é o tipo que sempre é bom dar uma olhadinha ^^. Eu dei uma reformada de móveis no quarto..quero ver se esse ano finalmente termino de mobiliar o apê então sempre haverá alguma coisa que terá de sair fora kkkk.
    Bom esse lance dos protestos está cada vez mais parecendo uma "onda". Se teve algum efeito realmente positivo veremos daqui alguns meses. Logo mais tem votação e aí vamos ter uma resposta. Parece que tudo voltou ao normal e igual..duvido que vão tirar o Renan Calheiros, o Feliciano ou mesmo a Dilma do poder. Antigamente talvez as coisas deram certo porque não havia a internet. A internet pode facilitar a união, mas também facilita a banalização e o esquecimento em um ritmo muito rápido. Semanas atrás eu estava de saco cheio já de ver todo mundo bancando o patriota exemplar e agora? Não vejo mais nada.
    Mas vamos ver se haverá algo do tipo ou o pessoal logo vai achar alguma outra coisa para focar @_@.
    ahsahsahsh que dá hora..certamente com o seu BFF vc terá muitas histórias para contar XD e se bobear isso vai acabar em casamento ainda! o/
    No meu caso não tenho histórias hilariantes com o meu namo...mas na época derolê tinha muitos casos hilários com meu grupo...altas risadas XD. Poxa quando vc for no evento de anime faz uma postagem no blog com fotos *.*
    Menina, tu nem sabe a trabalheira que o cosplay (na verdade a peruca) da Re-L Mayer tá me dando..só por Deuses hahsahsahshas. Juro que se conseguir fazer aquela maledeto penteado nunca mais tentarei fazer cosplay com personagens de cabelos diferentes ashashahsa. Não vai ficar perfeito mas queria q ficasse pelo menos razoável u.u
    bjs

    ResponderExcluir