quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Bragolin e os quadros amaldiçoados

Boa tarde, amores!
Gente, está fazendo um calor fora de época e ~infernal~ aqui no Sul. :P Imaginem como vai ser o verão pra mim, que odeio calor (que beleza). Tirando isso, até que tudo está correndo bem. Continuo bagunçando muito com a turma no fim de semana, e me virando em mil durante a semana, asaushuahsauhsa.

Minha postagem de hoje traz uma história tão fascinante quanto assustadora - e que não se sabe até que ponto é uma "história".

 
Quase uma "Mona-Lisa sinistra"


Esse garotinho chorando aí em cima causou uma verdadeira histeria coletiva, nos anos 80. Em diversas casas incendiadas misteriosamente na Iglaterra, ele foi a coincidência assustadora: Estava presente em todas essas casas, e em todas foi a ÚNICA COISA INTACTA depois dos incêndios. O autor da pintura é o italiano Giovanni Bragolin, que, segundo a lenda, estava na miséria. Desesperado, o artista frustrado teria feito um pacto demoníaco, oferecendo as almas de quem comprasse suas obras.

Pescoço da menina, ou uma mão enforcando ela?

São muitas as histórias em torno dessas telas, e é fato que olhá-las causa desconforto, embora não exista nenhuma prova concreta de que eles realmente sejam amaldiçoadas, ou de que o tal Bruno Amadio (nome real do pintor) realmente tenha feito um pacto. Vamos à alguns os boatos que circulam por aí:

-Bragolin era um pintor fracassado, que nunca havia conseguido vender sequer um quadro. A solução foi fazer um pacto com o coisa-ruim (Dorian Gray curtiu isso), a fim de conseguir fama e dinheiro. Foi esse o motivo de os quadros terem estourado no Mundo todo. O preço a pagar seria alto: Quem os adquirisse só atrairia desgraças para si, como acidentes, doenças...
-O pintor, arrependido, teria dado uma entrevista no Fantástico, com padres pedindo que as obras fossem destruídas. A Globo jura que essa entrevista nunca aconteceu.
-Franchot Seville era um pintor de motivos para cartões postais. Ele vivia numa pequena cidade da Espanha e era rico por causa de seus quadros. Nas ruas da cidade, vagava um menino órfão. Ele perdeu os pais num incêndio que queimou a sua casa e os matou queimados. Por influência paranormal do garoto todos os lugares por onde ele passava pegavam fogo misteriosamente. O menino nunca falava, só chorava. Um dia Seville resolveu pintá-lo, já que ele tinha uma aparência angelical… Um padre o advertiu a não fazer isso, para não se meter com o garoto. Mas Seville desprezou o conselho do padre e o pintou. Um dia o ateliê do pintor foi destruído por um incêndio e ele foi arruinado. Ele botou a culpa no menino que saiu correndo chorando e nunca mais foi visto. Agora todos os quadros são malditos e as casas de seus proprietários pegam fogo sem motivo, mas os quadros continuam intactos… (bela história, essa eu não conhecia).
-O único jeito de se livrar do quadro seria jogando-o em água corrente, pois se fosse simplesmente jogado fora, voltaria misteriosamente para a casa do dono. E se fosse queimado, liberaria o espírito do mal - ou não queimaria nunca (!).
-Também há quem acredite que o pintor era um Serial Killer, que torturava as crianças e as retratava, antes de matá-las (que horror). Eu já acredito na hipótese mais lógica e simples: Bragolin pintou crianças da Segunda Guerra Mundial, refletindo o sofrimento que elas passaram, e por isso as telas passam uma sensação tão ruim. Isso não quer dizer que eu compraria um quadro desses, rsrsrs.

Mais alguns dos quadros:

Você conseguiria dormir, com esse garotinho te olhando da parede?

 A mensagem subliminar desse é clara, né? (Olhem o braço da guria).

Morro de dó desse menininho... :(

 O olhar de raiva dessa mocinha é algo.

Além da expressão de dor e dos ferimentos facilmente identificados nas crianças, em algumas telas também é possível ver "rostos", expressões do mal nos mosaicos. Invertendo as imagens dá pra ver melhor em algumas situações.

(Veja aqui mais quadros das crianças que choram.)

Uma coisa é preciso admitir, sobre esse pintor: Ele era um gênio. Tá, por mais de mau gosto que possa ser pintar crianças desesperadas, o fato é que o cara conseguia colocar um sentimento incrível nas telas dele, fazer com que quem olhe se sinta MAL, como se tivesse uma criança de carne e osso ali, na nossa frente, implorando piedade ou nos olhando com ódio. Talento é que não faltava nesse cara, independente das outras teorias.

Se os quadros são mesmo amaldiçoados e se Bragolin foi mesmo uma espécie de "Doutor Fausto" do mundo das artes, nunca vamos saber. Escolha em que acreditar, e pesquise mais sobre os quadros, porque é fascinante. E vou ter que comentar: sabem aqueles quadros que os casais mandavam pintar antigamente, ambos sérios, retratados dos ombros para cima e em uma moldura oval? Toda avó/bisavó tem um desses em casa, e até esses quadros me dão medo (pois é). Imaginem, então, se eu teria um desses retratos do Bragolin em casa. Eu hein...

Beijinhos, espero que tenham curtido a postagem! :*

Fontes de pesquisa: Contos do Absurdo e Sobrenatural.Org.

2 comentários:

  1. Oi Lety!
    Mano, essa coisa dos quadros é muito dá hora! Sinistra mas dá hora!
    Eu li á um tempo atrás uma matéria super completa dissecando detalhadamente várias pinturas..é realmente intrigante. Portém eu não vejo ali imagens de forma demoníacas: vejo ali crianças torturadas, abusadas e mortas...e que serviram de modelo. Sei lá alguns quasdros dão a impressão que a criança está com medo de ser tocada e em outras é possivel notar a pupila dilatada, prova de morte.
    Não sei qual foi a dessa cara mas ele criou algo que bem poderia virar um baita de um filme!
    EU, empreendedora? ahahaha to longe disso! Mas to rtentando fazer o que eu posso, bolar os produtinhos personalizados com capricho e ver se a galera gosta. Obrigada pelo apoio! Não teve nenhum produto que te interessou? =p
    Olha eu também não entendo..acho que cada relacionamento é de um jeito..ciúme em exagero é absurdo...eu me deparava com cada coisa hilária no face de casais cheios de mimimi no maior love e declarações..poucos meses depois um tomava um chifre digno de um alce e ficava se lamuriando. Ou aquelas gurias que namoram á 3 meses e dão piti publicamente no face por qualquer coisa...sério tem casos que dá vontade de você gerar uma traição só pra ver essas pessoas aprenderem a lidar com a vida. Esses dias mesmo um conhecido tava de mimimi pq tomou um chifrão da ex, sofrend como se aquilo fosse o fundo do poço...calei a boca quando mostrei o que eu estava passando tendo uma pessoa importante da minha familia com doença grave. Sabe, cansei de ficar dando crédito para mimimi emocional desse povinho ¬¬, depois que me deparei com coisas realmente sérias.
    Olha, manter redes sociais separadas é o melhor...pq senão nenhum relacionamento vinga. E o relacionamento acaba ás vezes por verdadeiras besteiras por conta disso. Desde os tempos do orkut era assim. Se a pessoa quer trair o cônjugue vai trair secretamente e não no face de forma pública u.u
    Pode rir do que eu contei menina! Eu mesmo dou risada...até hoje rio quando me lembro disso hue ahshashahahs Tenho até mais no acervo, qualquer sia te conto no face!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi, Tsu!
    De fato, a história desses quadros é muito boa e daria um baita filme! Será que ninguém pensou nisso? :P
    Essa matéria que você disse que viu foi no Sobrenatural.Org? Acredito que não, porque a matéria de lá é com comentários do público, dizendo o que viu nos quadros... Se você lembrar onde viu, me manda o link? :)
    Quanto aos seus produtos... na verdade eu gostei de todos eles, e é justamente esse o problema, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
    Quanto ao mimimi da galera, eu concordo com você. Às vezes a gente está enfrentando problemas sérios, como é o seu caso, e tentando de todas as maneiras ser forte... E aí se depara com gente reclamando de namorado e dizendo que vai se matar se não tiver a pessoa de volta. Apaputaquepariu! Sei que de certa forma estou errada por pensar assim, e que cada um sabe onde sente, mas a verdade é que, desde o que aconteceu com a minha tia, no ano passado, não é qualquer coisa que me faz chorar, muito menos macho.
    Tsu, estou torcendo por vocês, e espero que tudo fique bem e você possa voltar logo à sua rotina. =).
    Beijinhos.

    ResponderExcluir