Não sou muito chegada a Drama. Para realmente me agradar e tocar meu coração tem que ser excepcional, tipo O Segredo dos Seus Olhos. Ainda assim, me arrancar lágrimas é tão difícil quanto me assustar - e os 5 filmes que coloquei nessa lista sequer entram no gênero Drama, asuahushuahsuahsua (os que mais se aproximam a isso são o 3 e o 1). Mas como emoção é muito relativa, fiquei surpresa ao ver esses longas e acabar chorando baba e ranho. Sendo assim, vou compartilhá-los com vocês, já que o mérito de me derrubar foi todo deles xD :
5. Presságio
Tá, eu sei que esse filme decepcionou muita gente, mas o fato é que eu adorei ele. Embora eu também tenha achado aquelas cenas do final meio forçadas, Presságio conseguiu prender minha atenção, me deixou bem assustada (tremi na hora do pesadelo do garotinho) e me fez imaginar o que eu faria, na situação do protagonista interpretado pelo Nicolas Cage. Mas a cena responsável por incluir o filme nessa lista foi, sem dúvida, a cena da despedida entre pai e filho, quando o menino não quer entrar na "arca" e deixar o pai para trás. Quase morri, eu provavelmente faria um escândalo e colocaria meu pai pra dentro na marra, no lugar dele. :P
4. O Nevoeiro
"WTF, Letícia? Você chorou vendo um terrorzão, baseado em uma obra do Stephen King?". Pois é, gente. Esse filme nem é tão sangrento, mas foi um dos terrores que mais conseguiram me perturbar, de uma forma que pouquíssimos tiveram a honra (o outro foi Irreversível, mas esse merece um post só para ele). O filme é claustrofóbico do início ao fim, explorando bem os sentimentos das pessoas presas dentro de um supermercado em pleno apocalipse, sem ter uma noção real do que as espera e tendo que conviver com o próprio pânico (e uma fanática religiosa que consegue ser a criatura mais assustadora de O Nevoeiro). A ausência de trilha sonora tornou tudo ainda mais real e me tirou o sono durante semanas - mas a cena que o deu lugar na lista foi, mais uma vez, a última. Quem assistiu sabe o quão doloroso foi para o protagonista, fazer o que ele fez, e perceber que fez aquilo inutilmente e agora não poderia mais voltar atrás foi a coisa mais aterrorizante do mundo, passei mal de tanto chorar e cheguei a deixar o então namorado preocupado. Filmaço.
3. PS: Eu te amo
Esse filme é pop e até já foi citado aqui no Blog, mas sua história linda, fofinha e emocionante mereceu a medalhe de bronze (ainda não tive oportunidade de ler o livro, que dizem ser mil vezes melhor). Nem precisa ser um(a) grande romântico(a) para se emocionar com essa história, basta se imaginar na situação da mocinha, que vivia um relacionamento feliz e apaixonado (mesmo com as eventuais brigas, e acho ótimo que a história não tenha precisado vender um "casamento perfeito" para validar o amor e o sofrimento da Holly), e de repente viu seu parceiro ir embora tão jovem, levando embora o sonho de construir uma família com ele e a fazendo se sentir completamente sem chão. O choro aqui veio na cena em que ela lê a carta perto do "forte" de quando o marido era criança (e é lindo ver ele narrando e sorrindo enquanto fala com ela), mas o nó na garganta permaneceu o tempo todo, e por isso esse longa está aqui.
2. Marley & Eu
Eu amo animais, principalmente cachorros, então não é nenhuma surpresa o fato de nada conseguir me comover mais do que eles (e uma coisa que me deixa furiosa é ver um animal em um filme de terror, porque de cara já sei que o bichinho vai se dar mal). Marley & Eu é uma história real e baseada no livro do John Grogan, e o danado do labrador apronta o diabo: Arrasta mesas de restaurantes, pula do carro em movimento, come a joia que sua dona acabou de ganhar de presente... enfim. Mas nada disso impede de nos apaixonarmos completamente por ele. Os momentos que me fizeram alagar a casa aqui foram a cena em que o dono Owen Wilson se despede de Marley, seu amigo de anos, e faz uma declaração de amor a ele, e a cena do "funeral", com direito à homenagem das crianças e à dona tirando o colar que havia sido comido pelo cão anteriormente, a fim de enterrá-lo junto com ele. Lindo demais.
1. Sempre ao seu lado
Essa lista acabou trazendo filmes bastante populares, mas que de fato me emocionaram muito e nunca mais saíram da minha cabeça. Amo todos. :) E quanto a vocês: Qual filme conseguiu fazê-los chorar de verdade?
Beijinhos, até o próximo post! :*