Boa tarde, amores! Como está esse começo de ano? Muita farra? Muita história pra contar? Eu tomei um porre fim-de-semana passado, e me traumatizei. Err.
Hoje o assunto é um pouquinho mais de mulherzinha, mas sem fugir da proposta do Blog. :D Vou falar de um estilo que, devido à maior visibilidade dos eventos de anime, vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil. É a moda Otaku! =)
Há alguns anos atrás, o fato de algumas pessoas se reunirem e "brincarem" de ser seus personagens favoritos ainda gerava curiosidade e estranheza, mas com o aumento da popularidade dos animes e mangás, não foram só os Cosplays que conquistaram vários adeptos, mas também a moda suuuper original das japonesas.
Dentro dessa moda, ainda encontramos sub-estilos. Elas podem tanto ser gothic-lolitas, quanto se vestirem de acordo com o humor - assim como nós - porém sempre cheias de cores, estilo próprio e sem medo de errar. Ou melhor, nessa cultura, o "errar" não existe. Todas são livres para usarem o que tiverem vontade, e acho isso o mais legal de tudo. :)
Misa, a gothic-lolita mais famosa do mundo dos animes.
Mesmo quando não são adeptas do estilo "lolita", as jovens japonesas - e até os garotos - andam esbanjando personalidade, com muitas cores e misturas. No Brasil, local onde andar seminua no carnaval (e fora dele) é considerado lindo e normal, as pessoas que se vestem assim ainda são olhadas com certa estranheza, sabe lá Deus por quê. Mas já é considerado uma forma de expressar liberdade, de estapear a Sociedade, de gritar, sair da zona de conforto e ser diferente. Provavelmente é por isso que eu ame tanto isso, e muitas vezes me inspire, embora eu penda mais pro rocker no dia-a-dia, e deixe o otaku mais pros eventos de anime. Mas o fato é que a coragem de misturar vários estilos e andar por aí da maneira que quiser, e foda-se o Mundo, faz um grande sucesso com aqueles que gostam de inovar.
E ainda temos o estilo mais querido, divertido e caro de todos: O Cosplay. E ao contrário do que muitos pensam, ele não fica restrito aos eventos específicos. Nas ruas japonesas é comum ver "tribos" que se vestem assim, fazendo disso uma filosofia de vida. Tem também os que se caracterizam como os cantores de sua banda favorita, e esses são chamados de "visualkey". De qualquer forma, no Brasil os Cosplayers se restringem aos eventos, e apesar de lindos, custam caro e dão bastante trabalho a quem os faz. Mas aqui, o que deve prevalecer na hora da escolha, é o tipo físico e o amor pelo personagem. Quanto mais identificação houver, melhor será seu Cosplay.
Como antigamente os japoneses só usavam o famoso quimono, essa evolução na moda surpreendeu muito os estililistas quando aconteceu. O fato é que o advento da tecnologia no país influenciou toda a sua forma de pensar, e seus nativos começaram a preferir um estilo alinhado com modernidade, inovação e ousadia.
Agora, um momento nostálico meu. Lembram da mocinha da foto abaixo, ao lado do
E vocês, o que acham dessa maneira tão bonita e divertida de ver as coisas? Eu sou uma fã assumida, e vira e mexe entro na dança. xD
Veja aqui alguns dos meus looks.
Beijos, excelente fim-de-semana pra vocês! :*